
Segundo pesquisa do Sebrae, 49% das empreendedoras são chefes de família | Foto: Banco de imagens
Neste 8 de março, quando comemoramos o Dia Internacional da Mulher, a CACB também celebra a crescente participação feminina no empreendedorismo brasileiro. De acordo com o Sebrae, dos 52 milhões de empreendedores existentes no Brasil, 32 milhões são mulheres. E a CACB cada vez mais impulsiona esse público através das ações do Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC).
Uma delas será realizada no dia 26 de março. O WeForum vai reunir, em Belo Horizonte, mulheres empreendedoras de todo o país para discutir desafios, compartilhar experiências e promover networking. O fórum contará com palestras, workshops e painéis temáticos, visando fortalecer o empreendedorismo feminino e incentivar novas lideranças.
Outra ação do calendário do CMEC é o projeto” Desenvolve Mulher Empreendedora”. Realizado junto com o Sebrae Nacional tem como objetivo principal fomentar o empreendedorismo feminino em todo o país. O CMEC também realiza mentorias, encontros e concursos como o “Up Starts”, uma iniciativa em parceria com o Pateo76, hub de inovação da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Lançado em março de 2024, o concurso é exclusivo para mulheres proprietárias ou sócias majoritárias de empresas registradas. A primeira edição recebeu mais de 300 inscrições, evidenciando o sucesso da iniciativa.
A pesquisa do Sebrae aponta, ainda, que 49% das empreendedoras são chefes de família, evidenciando a responsabilidade e o protagonismo feminino no sustento de seus lares. “O nosso papel é apoiar mulheres porque ter um negócio é um caminho para ter independência”, explica a presidente do CMEC Nacional.