Imprensa
RIO GRANDE DO SUL

Delegação da Microempa realiza visita técnica à CACB

Representantes da entidade se reuniram com dirigentes da CACB para análise das possibilidades de projetos para 2022

1 de abril de 2022 às 17:44

Na manhã da quinta-feira, 31/03, dia seguinte à posse da diretoria da CACB, representantes da Microempa se reuniram na CACB para a realização de uma visita técnica e análise das possibilidades de projetos para 2022.

Da CACB, participaram o presidente Alfredo Cotait Neto, o vice-presidente da MPE, Itamar Manso, o superintendente da CACB, Carlos Rezende, e a analista técnica Anna Mauger. Da Microempa, estiveram presentes o presidente Pedro Eloi Steffens, o vice-presidente de Finanças, Jovenil Vitt Lima, e o gerente executivo, Antonio Carlos Bressan.

Durante o encontro, Alfredo Cotait elogiou o trabalho feito pela Microempa quando da sua participação no programa Empreender e se comprometeu a visitar a entidade assim que possível. “Faço questão de ir a Caxias do Sul conhecer e fortalecer nosso apoio às ações que vocês têm desenvolvido.

Perspectivas

Foi abordado o AL-Invest Verde, que possui duas modalidades de participação: o Apoio Financeiro a Terceiros (AFT), que está com o edital aberto para inscrições, e a Execução Direta, que passa pela coordenação da CACB, entidade escolhida pela segunda vez consecutiva para liderar o AL-Invest no Brasil.

Na edição passada, o AL-Invest 5.0, a CACB apoiou mais de 300 ações e beneficiou 10 mil empresários em 9 estados brasileiros, por meio da Execução Direta. Os projetos AFTs contemplados foram das entidades: Confederação Nacional da Indústria (CNI); Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc); Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e Sebrae Pará.

O Empreender 2022 está em fase de lançamento do edital. O novo convênio, assinado pelo Sebrae e pela CACB, prevê a criação de 730 núcleos setoriais, o atendimento a cerca de 12 mil empresas e o desenvolvimento de 400 ACEs, até fevereiro de 2024.

Vale destacar que no Prêmio Empreender 2021, cerimônia que prestigiou as melhores práticas no âmbito do Empreender Competitivo 2017-2021, a Microempa foi homenageada com o título hors-concours, concorrendo com os cinco melhores projetos da edição, nos segmentos de Artesanato, Bares, restaurantes e lanchonetes, Economia criativa, Metalmecânica e Móveis-Indústria.

Foi discutido também o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), iniciativa da Apex Brasil, que será executada pela Microempa nos três pontos de atuação no Rio Grande do Sul: Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Erechim. A Microempa conta com o apoio da CACB para integrar o conselho consultivo do projeto, que visa a auxiliar empresários de micro e pequenas empresas no processo de exportação de produtos e serviços.

Mudanças internas

As pautas técnicas foram abordadas ao final da reunião. Itamar Manso e Carlos Rezende falaram sobre a importância do registro de atividades para a boa execução e a transparência dos projetos, destacando a relevância do portal do Empreender e as mudanças que estão ocorrendo no sistema para que o Empreender 2022 e o AL-Invest Verde possam ser atendidos pela ferramenta.

Últimas Notícias

CACB é destaque na CNN em debate sobre o fim da escala 6×1 CACB é destaque na CNN em debate sobre o fim da escala 6×1
NA MÍDIA 21 de agosto de 2026 às 17:27

CACB é destaque na CNN em debate sobre o fim da escala 6×1

Reforma Tributária exige preparação imediata de entidades sem fins lucrativos, diz CACB Reforma Tributária exige preparação imediata de entidades sem fins lucrativos, diz CACB
ORIENTAÇÃO 20 de agosto de 2026 às 16:10

Reforma Tributária exige preparação imediata de entidades sem fins lucrativos, diz CACB

Lideranças do associativismo participam de encontro com presidenciáveis Lideranças do associativismo participam de encontro com presidenciáveis
ELEIÇÕES 2026 19 de agosto de 2026 às 17:20

Lideranças do associativismo participam de encontro com presidenciáveis

CACB é destaque em reportagem da Rede Amazônica sobre split payment CACB é destaque em reportagem da Rede Amazônica sobre split payment
NA MÍDIA 19 de agosto de 2026 às 11:51

CACB é destaque em reportagem da Rede Amazônica sobre split payment

Aos presidenciáveis, CACB apresenta reivindicações do associativismo; veja fotos Aos presidenciáveis, CACB apresenta reivindicações do associativismo; veja fotos
ELEIÇÕES 2026 18 de agosto de 2026 às 17:28

Aos presidenciáveis, CACB apresenta reivindicações do associativismo; veja fotos

CACB participa de realização de debate com presidenciáveis CACB participa de realização de debate com presidenciáveis
AVISO DE PAUTA/ELEIÇÕES 17 de agosto de 2026 às 11:48

CACB participa de realização de debate com presidenciáveis

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro.

Todos serviços

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel