Imprensa
MP 936

Decreto amplia prazos para suspensão de contratos e redução de jornada e salário

Texto foi publicado nesta terça-feira (14) no Diário Oficial da União

14 de julho de 2020 às 09:59

O governo federal confirmou nesta terça-feira (14) a ampliação dos prazos para que empresas e empregados firmem contratos de redução proporcional de jornada e de salário e de suspensão temporária do contrato de trabalho. De acordo com decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU), a redução de jornada e salário pode ser estendida por um mês e a suspensão, por dois meses. O aval para a prorrogação das medidas já estava previsto em lei sancionada na semana passada, mas faltava ainda a regulamentação para começar a valer.

A edição do decreto sancionado pelo presidente Bolsonaro ficou a cargo da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, liderada por Bruno Bianco (foto).

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A lei teve origem na Medida Provisória 936, editada em abril, com o objetivo principal de criar condições para a manutenção dos empregos durante a crise econômica gerada pela pandemia do novo coronavírus. O texto original da MP autorizou a suspensão e a redução de contratos até o fim do ano. A suspensão poderia ser feita por até dois meses e a redução, por até três, em porcentuais de 25%, 50% ou 70%.

Com modificações feitas no Congresso, o texto final, que foi sancionado, passou a permitir a prorrogação desses prazos, nos termos definidos pelo Poder Executivo. Antes da edição do decreto de hoje, o governo já havia dito que permitiria a suspensão de contratos por mais dois meses e a redução de jornada, por mais um.

Nos dois casos, o prazo máximo dos acordos não poderá exceder 120 dias, ou seja, quatro meses ao todo.

O decreto estabelece ainda que a suspensão do contrato de trabalho poderá ser efetuada de forma fracionada, em períodos sucessivos ou intercalados, desde que esses períodos sejam iguais ou superiores a dez dias e não ultrapassem o prazo limite de quatro meses.

A regulamentação publicada nesta terça também prorroga o pagamento do auxílio emergencial mensal de R$ 600 ao empregado com contrato de trabalho intermitente por mais um mês, contado da data de encerramento do período de três meses.

A MP 936 criou o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego (BEm), pelo qual o governo paga parte do salário suspenso ou reduzido, até o limite do seguro-desemprego (R$ 1.813). De acordo com o Ministério da Economia, mais de 12,1 milhões de acordos já foram celebrados dentro do programa.

O decreto ressalva que a concessão e o pagamento do benefício emergencial de preservação do emprego e também do auxílio emergencial mensal, “observadas as prorrogações de prazo previstas neste decreto, ficam condicionados às disponibilidades orçamentárias”.

Fonte: Estadão Conteúdo

Últimas Notícias

CACB participa de lançamento do programa Acredita CACB participa de lançamento do programa Acredita
Nacional 25 de abril de 2024 às 16:39

CACB participa de lançamento do programa Acredita

Presidente do CMEC Nacional recebe delegação da África do Sul Presidente do CMEC Nacional recebe delegação da África do Sul
Internacional 25 de abril de 2024 às 12:27

Presidente do CMEC Nacional recebe delegação da África do Sul

Presidente da Câmara atesta a força da CACB Presidente da Câmara atesta a força da CACB
Ciclo de Debates 24 de abril de 2024 às 18:59

Presidente da Câmara atesta a força da CACB

Arthur Lira participa de ciclo de debates com presidentes de associações comerciais Arthur Lira participa de ciclo de debates com presidentes de associações comerciais
Ciclo de Debates 24 de abril de 2024 às 12:53

Arthur Lira participa de ciclo de debates com presidentes de associações comerciais

CACB debate o impacto das reformas no setor de tecnologia CACB debate o impacto das reformas no setor de tecnologia
Ciclo de Debates 24 de abril de 2024 às 10:52

CACB debate o impacto das reformas no setor de tecnologia

Presidente da Câmara, Arthur Lira, participa de Ciclo de Debates da CACB  Presidente da Câmara, Arthur Lira, participa de Ciclo de Debates da CACB 
Aviso de pauta 24 de abril de 2024 às 09:12

Presidente da Câmara, Arthur Lira, participa de Ciclo de Debates da CACB 

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Conhecimento e informação nos conecta

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel