
Sessão solene comemora o Dia Nacional do Empreendedor e do Empreendedorismo Feminino | Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Requerida pelas deputadas Adriana Ventura (NOVO-SP) e Bia Kicis (PL-DF),a sessão solene na câmara dos deputados, nessa segunda-feira (18/11) reuniu parlamentares representantes das frentes que defendem o livre mercado, entre elas a do Empreendedorismo (FPE), a de comércio e serviços (FCS), e a que atua pela mulher empreendedora (FME).
O presidente da FCS, deputado Domingos Sávio, destacou a importância do empreendedorismo para a distribuição de renda e qualidade de vida no Brasil. Segundo ele, é preciso ter no dia a dia a coragem de defender quem empreende: “O empreendedor é essencialmente alguém que compartilha suas ideias, sua capacidade de gerar emprego, de promover o desenvolvimento”.

Evento reforçou a importância da lei de liberdade econômica, com destaque para o avanço dos conselhos da mulher empreendedora e da cultura pelo país | Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Já a deputada Adriana Ventura pontuou a necessidade de o Congresso investir na formulação de políticas públicas que incentivem o ambiente de negócios. Para ela, o “empreendedorismo é o poder que a gente tem de transformar. O empreendedor deixa de ser plateia para se tornar protagonista e é ele quem gera emprego e faz a economia girar”.
A sessão solene reconheceu uma série de empresários que fazem a diferença no país, como Abílio Diniz, falecido em fevereiro.

Conselho da Mulher Empreendedora da CACB é homenageado na Câmara | Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Beatriz Guimarães, presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura do DF, recebeu uma menção honrosa pela contribuição para o avanço do empreendedorismo no país. No discurso, reforçou a necessidade de preparar as empresárias para cargas de liderança e compartilhou a homenagem com as demais presidentes dos CMECs espalhadas pelo Brasil, reconhecendo a atuação da presidente nacional, Ana Claudia Badra Cotait: “Hoje somos 25 conselhos estaduais e 850 nos municípios brasileiros. Em menos de 2 anos de atuação, nossa presidente criou uma rede associativista para a mulher empresária com objetivo de melhor o ambiente de negócio e valorizar a força do empreendedorismo feminino”.