
Representantes da CACB, do Sebrae e da alemã Sequa (UE) visitaram a capital paraense | Foto: Divulgação
O Pará vai receber a nova edição do #ConexãoVerde+ , um encontro do AL-Invest Verde, representado pela CACB no Brasil. O evento irá ocorrer no fim deste ano e será organizado com o apoio da União Europeia (UE) e do Sebrae.
Na última semana, representantes da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), do Sebrae e da alemã Sequa (UE) visitaram a capital paraense para avaliar o local e a infraestrutura para o evento, como hotéis, transporte e a questões logísticas.
O #CONEXÃOVerde é um evento anual organizado pelo AL-Invest Verde, que tem o objetivo de e compartilhar experiências, avanços, inspirar e criar relacionamentos-chave e oportunos dos projetos de parceria. Em 2024, terá a participação ampliada, com os Componentes 2 e 3, sendo chamado agora de #CONEXÃOVerde+ (plus).
O AL-Invest Verde é um programa da confederação, liderado pela Sequa e financiado pela União Europeia, que busca promover o crescimento sustentável e a criação de empregos na América Latina. Para isso, investe em projetos e inovações que favoreçam uma economia circular e de baixo carbono.
Ele é dividido em 3 Componentes, que são ações com o apoio da iniciativa privada e do governo federal.
O Componente 1, representado pelo CACB no evento deste ano – que convocará dois representantes de cada projeto, um da América Latina ou outro da Europa-, auxilia as pequenas e médias empresas na adoção de produtos, processos e serviços mais limpos e eficientes em termo de economia circular.
O Componente 2 busca assistir na adoção de normas e políticas públicas ambientais. Nesse evento, a proposta é que ele apresente as ações do setor privado na promoção de políticas públicas em favor de práticas comerciais e econômicas sustentáveis, com ênfase nos projetos implementados nos países do Mercosul.
Já o Componente 3 é voltado para os Direitos de Propriedade Intelectual (DPI), abordando o seu papel no desenvolvimento sustentável e no Pacto Verde da União Europeia. Pensando nisso foi desenvolvido o “Programa de Mentoria AL-Invest Verde IP” (AL-INVmentor), projetado para apoiar e aconselhar empresas e indivíduos no Mercosul e na América Latina no desenvolvimento e uso efetivo de DPI, especialmente indicações geográficas e marcas comerciais, para promover a valorização das cadeias de produção sustentáveis, fomentando sua inovação e competitividade.
Os dois últimos componentes têm cooperação do governo federal com o Itamaraty.
Além do #ConexãoVerde+, a organização abordará assuntos como a Amazônia Legal, um projeto da Sustenta e Inova e o Brasil Sustentável da CACB.
O Brasil Sustentável é uma parceria da confederação com a CNM, realizada no ambito dos programas Empreender e AL-Invest Verde na capacitação de gestores municipais e empresários para compras públicas ambientalmente responsáveis.
O Sustenta e Inova é uma parceria da União Europeia com o Sebrae Pará, o Cirad, Embrapa, Funarbe e Ipam que se dedica a fomentar discussões de alto nível técnico, científico e informativo sobre o desenvolvimento sustentável na Amazônia. Além disso, ele também está envolvido com os eventos preparatórios para a 30ª Conferência das Partes das Nações Unidas – COP30. Este encontro, juntamente com outras mobilizações em prol da sustentabilidade, reforça o posicionamento estratégico dos parceiros envolvidos na vanguarda da conservação ambiental e da responsabilidade socioambiental.
A expectativa é que todos os participantes do consórcio, que atualmente englobem projetos na América Latina, participem do evento.