No terceiro dia da XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, quando as mudanças climáticas e as questões ambientais foram o centro do debate tratando de assuntos como energia verde, redução do lixo e usos sustentável de recursos, a CACB, por meio do programa AL -Invest Verde fez o lançamento oficial do programa Brasil Sustentável. A iniciativa orienta municípios a incorporarem critérios de sustentabilidade nas compras governamentais, ao mesmo tempo que prepara os empreendedores para essas demandas.
O programa foi lançado na presença de dezenas de prefeitos, secretários municipais e vereadores entre outros gestores públicos em uma das arenas do Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). Durante a cerimônia, o vice-presidente da CACB, Ernesto João Reck, disse que o Brasil Sustentável dá ao empresário a possibilidade de “ser mais assertivo em suas decisões e assim vamos construir um país mais sustentável, saindo da teoria para a prática”. Ele disse ainda que ” ter a parceria da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) é motivo de muito orgulho”.
Marcos Vinícius Bizarro, 1º vice-presidente da CNM, comentou que “a iniciativa privada está mais adiantada em termos de sustentabilidade, de política de governança do que o setor público, mas com a parceria com a CACB será possível colher bons frutos, chegar lá na ponta, no município, e trazer benefício a curto prazo e não a longo prazo”.
Gustavo Cezário, assessor do Sebrae reafirmou o compromisso de apoio da entidade ao Brasil Sustentável. E o deputado Joaquim Passarinho, presidente da Frente Parlamentar pelo Empreendedorismo (FPE), disse que a cultura do brasileiro em relação ao meio ambiente precisa mudar, “e só conseguiremos fazer isso com quem está produzindo, mas não adianta o empresário querer e a prefeitura não”. Ele lembrou ainda que capilaridade da CACB pode ajudar neste processo.
Antes mesmo do lançamento oficial do Brasil Sustentável, o programa já chamava atenção das lideranças políticas que passavam pelo stand montando pela CACB no CICB. Nele, consultores explicavam aos prefeitos como se dá a capacitação das prefeituras no Brasil Sustentável para priorizar produtos ecologicamente adequados, de baixo impacto ambiental e socialmente responsáveis.
O resultado das visitas ao stand foi a assinatura de 270 protocolos de intenções com prefeituras e associações para adquirir o programa. Foi o caso do município de Miguel Calmon, na região Centro-Oeste da Bahia, onde fica o Parque Estadual das Sete Passagens, local de grande potencial turístico. De acordo com o secretário de Planejamento e Fazenda da cidade, Fernando Barretto, a expectativa com assinatura do protocolo “é gerar renda, despertar a consciência ambiental e o desenvolvimento sustentável nas próximas décadas”
Para conferir mais fotos do evento acesse nosso Flickr.