
Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), em parceria com o Sebrae, relançou nesta segunda-feira (19), o edital do Apoio a Demandas do Projeto Empreender. O objetivo é selecionar propostas que resultem em ações voltadas ao fortalecimento da competitividade de micro e pequenas empresas ligadas ao Sistema CACB.
A iniciativa tem como foco promover melhorias na gestão empresarial, estimular a adoção de boas práticas, aumentar a produtividade e incentivar o uso eficiente de recursos, como energia e água.
As Federações integrantes do Sistema CACB poderão submeter propostas voltadas a grupos de empresas. Essas propostas poderão ser apresentadas diretamente pela própria Federação ou por Associações Comerciais a ela vinculadas, desde que haja autorização expressa da Federação direcionada à CACB.
As propostas devem contemplar grupos compostos por, no mínimo, 12 empresas. Embora não seja necessária a formalização em núcleos setoriais, é imprescindível que essas empresas estejam vinculadas a entidades empresariais e devidamente cadastradas no Portal do Empreender.
Como participar
O edital está aberto para entidades interessadas em apresentar propostas, desde que estejam com o cadastro atualizado no Portal do Empreender. Para participar, é necessário indicar um gestor responsável, devidamente nomeado pelo representante legal da entidade. A solicitação de cadastramento do gestor deve ser feita pelo e-mail empreender@cacb.org.br..
O edital completo, com todas as diretrizes, critérios e exigências, está disponível para consulta no site do Empreender.
Etapas
O processo de seleção tem início com a elaboração e submissão das propostas pelas entidades proponentes, por meio do Portal do Empreender. O edital não estipula um prazo final fixo para o envio, permanecendo aberto enquanto houver disponibilidade de recursos, até que o Comitê Gestor delibere pelo encerramento ou não haja mais tempo hábil para a execução das ações previstas. Entretanto, as ações devem ser executadas dentro do prazo de vigência do convênio, ou seja, até 08 de junho de 2026.
Após o envio, a proposta passa por duas fases de avaliação. A primeira é a análise administrativa, que verifica o cumprimento de requisitos formais. Em seguida, ocorre a análise técnica, com participação do Sebrae Nacional, que emite um parecer. Essa etapa busca evitar sobreposição com projetos já existentes no sistema.
As entidades proponentes devem, ainda, passar por um processo de habilitação formal, que inclui a verificação da documentação exigida, a regularidade cadastral no Portal do Empreender e a comprovação de adimplência junto à CACB ou às respectivas federações estaduais.
As propostas aprovadas serão convertidas em projetos executáveis, com apoio técnico da Confederação e participação ativa dos gestores das entidades proponentes. Em seguida, são realizadas as fases de formalização, liberação dos recursos e, por fim, a execução das ações previstas.
Todo o processo, desde a submissão até a prestação de contas, será conduzido exclusivamente por meio do Portal do Empreender.
Temas prioritários e orientações
Na fase atual, o edital dá prioridade a propostas que abordem os seguintes temas:
- Desenvolvimento sustentável
- Eficiência energética
- Métodos Extrajudiciais de Solução de Conflitos
- Governança corporativa
- Sustentabilidade e responsabilidade social
- Economia circular
- As propostas que tiverem sinergia com o Projeto AL-INVEST Verde poderão receber benefícios e recursos financeiros adicionais
Principais alterações no Edital 2025
• Apoio financeiro do Empreender: no máximo de 50% de subsídio;
• Contrapartida da entidade: mínimo de 50%, exclusivamente financeira;
• Obrigatoriedade de apresentação e cadastro no Portal das empresas participantes, desde a submissão da proposta;
• Prazo para execução das atividades até o final do convênio em 08/06/2026;
Documentos
• Acesse o Edital
• Acesse o Modelo de Proposta
• Acesse o Modelo de orçamento
• Acesse a cartilha de Passo a passo _do_Edital_empreender_2022