Imprensa
BALANÇO 2025

CACB realiza três encontros nacionais do associativismo

Encontros em 2025 tiveram como objetivo defender os empreendedores e fortalecer o ambiente de negócios no Brasil

15 de dezembro de 2025 às 14:18

Alfredo Cotait Neto e Guilherme Afif Domingos no 3º Encontro Nacional do Associativismo no Rio de Janeiro

A CACB realizou em 2025 Encontros Nacionais de Integração do Associativismo, que passou por três cidades: Salvador (BA), Santos (SP) e Rio de Janeiro (RJ). Os eventos tiveram como objetivo defender os empreendedores como motor de desenvolvimento econômico e social e fortalecer o ambiente de negócios.

O primeiro encontro aconteceu na sede da Associação Comercial da Bahia (ACB), em Salvador. O evento reuniu representantes de 20 estados brasileiros, lideranças políticas e empresariais para reforçar a importância do associativismo para a economia brasileira.

A cerimônia contou com as presenças do então presidente da Associação Comercial da Bahia, Paulo Cavalcanti, do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, do prefeito de Salvador, Bruno Reis, do presidente da Federação das Associações Comerciais da Bahia, Clóvis Cedraz, do senador Ângelo Coronel (PSD-BA) e do deputado estadual Eduardo Salles (PP).

Na ACB, o presidente da CACB, Alfredo Cotait Neto, destacou o papel da associação como berço do movimento associativista no Brasil e nas Américas. O dirigente reforçou a necessidade da união do setor para a criação de pautas de nação. “Nosso sistema é capilar, municipalista. Precisamos compreender quem somos e aqui começa esse processo que estamos chamando de G50+, mas que ser ampliado, reunindo as principais Associações Comerciais para fortalecer o sistema”, afirmou.

O G50 é composto das associações comerciais mais influentes do país, e tem como missão apoiar o crescimento da CACB em suas ações. Alfredo Cotait Neto explicou que o grupo tem esse nome, mas que não é um limitador. “Esse aqui é o pontapé para darmos mais força ao sistema”, disse ele conclamando os integrantes do grupo a aderirem ao propósito. “Temos que nos dar as mãos, portanto, eu peço que vocês compreendam o significado do que estamos fazendo através do associativismo”.

O 2º Encontro Nacional de Integração aconteceu na Associação Comercial de Santos (ACS) em agosto. O evento teve a presença dos presidentes da CACB, Alfredo Cotait Neto, e da ACS, Mauro Sammarco, além de representantes de lideranças de associações comerciais e de governo, e parlamentares, como os deputados Domingos Sávio, presidente da Frente Parlamentar de Comércio e Serviço  (FCS), a deputada federal Rosana Valle, o deputado estadual, Paulo Corrêa, e o secretário de Turismo, Comércio e Empreendedorismo do município, Thiago Papa.

O último encontro aconteceu na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), em novembro. O evento reuniu lideranças empresariais, presidentes de associações e representantes do setor público para discutir temas como o fortalecimento do ambiente de negócios, o papel do associativismo no desenvolvimento econômico, a atualização da tabela do Simples Nacional e o futuro do empreendedorismo brasileiro.

O evento reuniu o presidente da CACB Alfredo Cotait, Josier Vilar, Presidente da ACRJ, Flávio Furlan, Presidente da FACIAP, Anderson Trautman, Vice-Presidente Jurídico da CACB. E parlamentares, como o senador Carlos Portinho, e os deputados federais Doutor Luizinho (PP-RJ), Luís Carlos Gomes (Republicanos-RJ), Luiz Gastão (PSD-CE), Domingos Sávio (PL-MG), e os estaduais Luiz Paulo (PSD) e André Corrêa (PP)

A cerimônia ainda contou com uma homenagem a Guilherme Afif Domingos, o pai do Simples Nacional. O presidente emérito da CACB foi muito aplaudido ao relembrar a trajetória de criação do Simples Nacional e defender o protagonismo das micro e pequenas empresas no desenvolvimento do país. “Vamos continuar trabalhando juntos. Quando a gente trabalha junto, a gente se fortalece. Essa homenagem eu divido com todos vocês e a recebo como um estímulo para continuar lutando. A cabeça puxa o corpo, e é esse entusiasmo que devemos ter”, declarou Afif, ao incentivar a união do setor produtivo.

Matérias relacionadas:

CACB amplia presença no Congresso Nacional e fortalece diálogo com parlamentares

No Congresso Nacional, CACB marca presença em pautas relacionadas ao associativismo

Gasto Brasil mostra que despesas publicas chegam quase a R$ 5 trilhões

As conquistas do empreendedorismo feminino e os rumos para 2026

Últimas Notícias

Agência Estado publica propostas da CACB ao debate eleitoral Agência Estado publica propostas da CACB ao debate eleitoral
NA MÍDIA 8 de outubro de 2026 às 16:44

Agência Estado publica propostas da CACB ao debate eleitoral

Flávio Bolsonaro e Daniella Marques participam do Grande Encontro do Associativismo (2º turno), em São Paulo Flávio Bolsonaro e Daniella Marques participam do Grande Encontro do Associativismo (2º turno), em São Paulo
ELEIÇÕES 2026 8 de outubro de 2026 às 15:16

Flávio Bolsonaro e Daniella Marques participam do Grande Encontro do Associativismo (2º turno), em São Paulo

Folha S. Paulo destaca manifesto da CACB pela reconciliação no país Folha S. Paulo destaca manifesto da CACB pela reconciliação no país
NA MÍDIA 7 de outubro de 2026 às 17:10

Folha S. Paulo destaca manifesto da CACB pela reconciliação no país

CACB recebe representantes da ACIFI e da Supera Sistemas CACB recebe representantes da ACIFI e da Supera Sistemas
ASSOCIATIVISMO 7 de outubro de 2026 às 15:43

CACB recebe representantes da ACIFI e da Supera Sistemas

CACB mobiliza Sistema do Associativismo para defesa de propostas do setor junto aos candidatos à presidência da República CACB mobiliza Sistema do Associativismo para defesa de propostas do setor junto aos candidatos à presidência da República
CARTA ABERTA 6 de outubro de 2026 às 17:20

CACB mobiliza Sistema do Associativismo para defesa de propostas do setor junto aos candidatos à presidência da República

Carta aos brasileiros propõe trocar a polarização por um pacto em torno do trabalho, da liberdade e das instituições Carta aos brasileiros propõe trocar a polarização por um pacto em torno do trabalho, da liberdade e das instituições
MANIFESTO 6 de outubro de 2026 às 12:16

Carta aos brasileiros propõe trocar a polarização por um pacto em torno do trabalho, da liberdade e das instituições

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro.

Todos serviços

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel