
Foto: CACB
A agenda da Brazilian Chamber of Commerce (BRCC) segue intensa em 2025, com iniciativas voltadas para a ampliação das relações comerciais do Brasil com mercados estratégicos. Entre os destaques recentes, estão as negociações com a Itália, o Sudão e Malta, visando impulsionar investimentos e cooperação empresarial.
Milão como centro estratégico para o Brasil
Na manhã da terça-feira (11), Maurício Manfré, gestor de relações internacionais da BRCC, em reunião com Sidônio Palmeira e Clara Mattos, representantes do Setor de Promoção Comercial (Secom) Milão, destacou a importância crescente da Itália como um dos principais focos de negociações em 2025. Segundo ele, Milão é considerada a “São Paulo” italiana, funcionando como vitrine para a moda nacional e outras indústrias brasileiras.
Sidônio enfatizou que o norte da Itália, especialmente Milão, já possui uma forte relação comercial com setores como o da moda, móveis e café, enquanto outras regiões são coordenadas a partir de Roma. “Podem contar conosco para as relações comerciais com o norte italiano”, disse.
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), parceira da BRCC, já tem investido na cidade para fortalecer a presença de marcas brasileiras no mercado europeu.

embaixador do Sudão, Ahmed Eltigani Swar | Foto: Fambras
Brasil e Sudão: cooperação econômica em ascensão
Ainda na manhã de terça-feira, Maurício Manfré, reuniu-se com o embaixador do Sudão no Brasil, Ahmed Eltigani Swar, para debater oportunidades de cooperação e investimentos entre os dois países.
Durante o encontro, ele trataram de temas como agronegócio, mineração (ouro e cobalto), infraestrutura, tecnologia agropecuária, produção de açúcar, exploração de petróleo, produção de proteína animal e estaleiros para embarcações de carga fluvial. Também estiveram em pauta iniciativas para aprimorar o armazenamento de grãos, como gergelim e milho, e projetos de geração e distribuição de energia elétrica.
O encontro resultou na possibilidade de realização de um Fórum de Investimentos e Comércio Bilateral, que poderá ocorrer tanto no Brasil quanto no Sudão, reunindo empresários e autoridades para fomentar as relações comerciais entre os dois países.

Maurício Manfré e embaixador de Malta, John Aquilina | Foto: CACB
Embaixada de Malta
Em outra frente de expansão, a BRCC também está fortalecendo laços com Malta. Em reunião com o embaixador de Malta no Brasil, John Aquilina, Manfré abordou temas estratégicos para potencializar os negócios bilaterais.
Entre os principais pontos discutidos estão:
- Capacitação profissional em inglês, com cursos especializados para médicos, advogados e empreendedores;
- Turismo, explorando Malta como um destino atrativo para brasileiros;
- Tecnologia Digital, aproveitando a sinergia entre os ecossistemas de inovação dos dois países;
- Logística e Hub Regional, com Malta sendo um dos centros logísticos mais eficientes do Mediterrâneo;
- Serviços Financeiros e Sistema Tributário Especial, atraindo investimentos para operações comerciais internacionais.
Um dos principais desdobramentos da reunião foi a mobilização de cerca de 100 empresários brasileiros do setor de tecnologia digital para um evento especial promovido pela Sigma, empresa maltesa renomada no setor. O evento acontecerá em São Paulo, entre os dias 7 e 10 de abril de 2025, com apoio logístico da BRCC.