
Encontro ocorreu na sede da CACB | Foto: Reizy Ruzzi
Nesta terça-feira (18), o embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, foi recebido pelo presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Alfredo Cotait Neto, que apresentou a Brazilian Chamber of Commerce (BRCC), departamento internacional do sistema de associações comerciais. Criada para promover a internacionalização das micro e pequenas empresas brasileiras, a BRCC oferece consultoria especializada, apoio a exportações e importações, além de programas de capacitação para expandir os negócios brasileiros no mercado global.
O presidente da CACB, Alfredo Cotait Neto, liderou a reunião, que contou também com o ministro Masaki Yasumatsu, Hideki Kamitatara, primeiro-secretário da Embaixada Japonesa, e Maurício Manfré, coordenador de relações internacionais da entidade brasileira.
Comércio bilateral e Expo 2025
O comércio bilateral entre os dois países teve uma oscilação recente, com uma queda de 15,7% nas exportações brasileiras para o Japão entre 2023 e 2024. No entanto, as importações de bens japoneses cresceram 5,8%, impulsionadas pela demanda por tecnologia e produtos industriais. Durante a reunião, foram discutidas estratégias para ampliar a presença de produtos brasileiros no Japão, como carnes, soja, minério de ferro e café gourmet, além de aumentar a importação de automóveis e eletrônicos.
O principal tema foi o fortalecimento do comércio bilateral e a participação do Brasil na Expo 2025 Osaka, que será realizada de 13 de abril a 13 de outubro. O evento foi destacado como uma oportunidade estratégica para expandir os negócios. O Brasil terá um pavilhão de mil metros quadrados, com foco em sustentabilidade e inovação.
Missão Empresarial ao Japão
Foi confirmada a Missão Comercial do Brasil ao Japão, prevista para junho de 2025, organizada pela CACB em parceria com a São Paulo Chamber da ACSP e o CECIEx (Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Exportadoras), que reúne empresas comerciais exportadoras, importadoras, traders e prestadores de serviços de comércio exterior.
A iniciativa terá como objetivo conectar empresários brasileiros a compradores e investidores japoneses, com encontros B2B e visitas técnicas.
“Estamos investindo agora nos preparativos para a missão comercial, que terá o apoio também do CMEC, e deve contar com 50 representantes de empresas brasileiras”, anunciou Cotait. E concluiu: “A relação Brasil-Japão tem um enorme potencial de crescimento, e essa missão será fundamental para gerar novas oportunidades de negócio.”