“O comércio e o investimento entre a União Europeia e o Brasil estão ganhando força e poderão se expandir ainda mais graças ao acordo entre os dois blocos econômicos”. Essa frase dita por Pilar Blanco-Rodríguez, especialista em projetos da União Europeia no Brasil, durante o #ConexiónVerde+, evento realizado nesta semana no Pará, pelo consórcio liderado pela sequa – do qual a CACB faz parte -, virou realidade nesta sexta-feira (6). Na manhã de hoje, em Montevidéu, no Uruguai, representantes do Mercosul e da União Europeia anunciaram a conclusão das negociações do Acordo Mercosul-União Europeia.
Os blocos econômicos chegaram a um consenso levando em conta pontos como cooperação política e ambiental, livre-comércio, harmonização de normas sanitárias e fitossanitárias, proteção de direitos de propriedade intelectual e abertura de compras governamentais.

Pilar Blanco-Rodríguez durante o #ConexiónVerde+ no Pará | Foto: AR PRODUÇÕES
As negociações para o acordo começaram há 25 anos, mas a aplicação não será imediata. O documento passará ainda por revisão jurídica, tradução, aprovações dos parlamentos e outras etapas.
Um dos capítulos do acordo é focado em micro e pequenas empresas, que tem por objetivo promove ações específicas para facilitar a integração delas em cadeias globais, como programas de capacitação, parcerias e participação em licitações públicas.
#ConexiónVerde+
O #ConexiónVerde+ foi realizado entre os dias 3 e 5, em Belém. Promovido pela União Europeia por meio do programa AL-INVEST Verde, o evento reuniu líderes empresariais, representantes governamentais e especialistas de diversos países da América Latina e da União Europeia para discutir temas como sustentabilidade e empreendedorismo em prol das pequenas e médias empresas.
O AL-INVEST Verde é executado em 14 países da América Latina, apoiando projetos voltados para micro, pequenas e médias empresas (MPEs). No Brasil, o programa é conduzido pela CACB.