Começou, na capital paraense, o primeiro dia do #ConexiónVerde+, evento com foco no fortalecimento das conexões entre sustentabilidade e empreendedorismo. O encontro, uma iniciativa da União Europeia, por meio do programa AL-INVEST Verde, reúne líderes empresariais, representantes governamentais e especialistas de diferentes países da América Latina e da União Europeia.
O AL -INVEST Verde é executado em 14 países da América Latina e apoia projetos em benefício das pequenas e médias empresas (MPEs). No Brasil, ele é operacionalizado pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), que faz parte do consórcio liderado pela alemã sequa, Sociedade Alemã de Cooperação Internacional.
Durante a abertura do #ConexiónVerde+, Itamar Manso, vice-presidente da CACB, destacou a relevância do encontro para ampliar o impacto da Amazônia nos debates globais. “É com grande honra que participo deste importante evento, que reúne representantes do Brasil, da América Latina e da União Europeia para debater desafios e oportunidades no âmbito da sustentabilidade, um tema crucial para o futuro de nossos países e do planeta”.
Apesar do otimismo, Itamar Manso lamentou que algumas atividades planejadas não puderam ser realizadas, como visitas a projetos emblemáticos como a fábrica da Natura. “Na CACB, nosso compromisso é promover a cooperação e incentivar práticas inovadoras. Temos no Brasil exemplos que podem apoiar iniciativas mundo afora, como a transição energética no Rio Grande do Norte, que passou de maior produtor de energia fóssil a líder em energia eólica.”
Logo após a abertura, os participantes acompanharam a conferência “Estratégia Global Gateway da UE”, apresentada por Pilar Blanco-Rodríguez, especialista em projetos da União Europeia no Brasil: “As relações entre nossas regiões se definem por estreitos laços de valores, mas também por aspectos tangíveis, como comércio e investimentos. O Brasil é o maior parceiro da União Europeia na América Latina, e, com o AL-INVEST Verde, estamos avançando nossa agenda bilateral cada vez mais”.
Em seguida, o painel “Desafios da Sustentabilidade na América Latina” foi moderado pelo coordenador de Relações Internacionais da CACB, Maurício Manfré. Um dos participantes, Javier Ortiz, especialista em governança do uso da terra e cadeias sem desmatamento (Instituto Florestal Europeu), comentou que “as metas de sustentabilidade podem ser vistas como um desafio ou como uma oportunidade. É necessário identificar iniciativas como o AL-INVEST Verde para contribuir com o desenvolvimento de alternativas que favoreçam o desenvolvimento sustentável”. Além dele, integraram o painel Renato Araújo Coelho de Souza, Sebrae Pará; María Olatz Cases, diretora do programa SAFE da Cooperação Alemã (GIZ) e João Ricardo Albanez, secretário-adjunto de Agricultura de Minas Gerais.
Mauricio Manfré comentou que o objetivo central do programa é “promover práticas empresariais sustentáveis, eficiência energética e redução do impacto ambiental e assim facilitar o acesso de pequenas e médias empresas a mercados internacionais”.
Também participaram dos eventos da manhã desta terça-feira Vanúsia Nogueira, diretora- executiva da Organização Internacional do Café (ICO), e Fernando Schwanke, diretor de projetos do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).
Confira aqui a programação completa que segue até quinta-feira (5).
Confira mais fotos no Flickr da CACB.