Imprensa
Boletim Focus

Mercado financeiro reduz projeção de avanço da taxa de juros em 2019

A mediana das estimativas para a taxa básica de juros da economia brasileira em 2019 passou de 7,13% para 7%

7 de janeiro de 2019 às 12:48

Os economistas do mercado financeiro alteraram suas projeções para a Selic (a taxa básica de juros) para o fim de 2019. O Relatório de Mercado Focus, divulgado pelo Banco Central, trouxe nesta segunda-feira, 7, que a mediana das previsões para a Selic este ano passou de 7,13% para 7,00% ao ano. Há um mês, estava em 7,50%. As projeções para a Selic no fim de 2020 e de 2021 seguiram em 8,00%, igual ao visto quatro semanas atrás.

Os economistas esperam pela manutenção da Selic no atual patamar, de 6,50% ao ano, até outubro de 2019, quando o BC daria início a um novo ciclo de alta de juros.

A projeção é de que a Selic suba de 6,50% para 6,75% em outubro. Depois, em dezembro de 2019, a taxa passaria para 7,00% ao ano. Conforme o Sistema de Expectativas, a Selic seguiria subindo até abril de 2020, quando atingiria 8,00% ao ano, encerrando o ciclo de alta.

As estimativas de inflação, medidas pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), se mantiveram constantes para 2018 e 2019. O documento mostra que a mediana para o IPCA do ano passado seguiu com alta de 3,69%. Há um mês estava em 3,71%. A projeção para o índice em 2019 seguiu em 4,01%. Quatro semanas atrás estava em 4,07%.

A projeção dos economistas para a inflação está abaixo do centro da meta de 2018, de 4,5%, sendo que a margem de tolerância é de 1,5 ponto porcentual (índice de 3,0% a 6,0%). Para 2019, a meta é de 4,25%, com margem de 1,5 ponto (de 2,75% a 5,75%).

A expectativa de alta para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2018 seguiu em 1,30%, mesma estimativa de crescimento de quatro semanas atrás. Para 2019, o mercado alterou levemente a previsão de alta do PIB, de 2,55% para 2,53%.

Para o dólar, o relatório mostrou manutenção no cenário para a moeda norte-americana em 2019. A mediana das expectativas para o câmbio no fim do ano seguiu em R$ 3,80, igual ao verificado há um mês. Para 2020, a projeção para o câmbio no fim do ano também seguiu em R$ 3,80, igual ao de quatro pesquisas atrás.

 

FONTE: O Estado de S.Paulo

Últimas Notícias

Setor produtivo defende solução conjunta para reduzir insegurança no contencioso da reforma tributária Setor produtivo defende solução conjunta para reduzir insegurança no contencioso da reforma tributária
DEBATE 29 de outubro de 2026 às 17:59

Setor produtivo defende solução conjunta para reduzir insegurança no contencioso da reforma tributária

Setor produtivo e representação de municípios discutem voto distrital misto em Brasília Setor produtivo e representação de municípios discutem voto distrital misto em Brasília
ARTICULAÇÃO 28 de outubro de 2026 às 18:08

Setor produtivo e representação de municípios discutem voto distrital misto em Brasília

CACB promove 5º Encontro Nacional de Fortalecimento do Associativismo em Foz do Iguaçu CACB promove 5º Encontro Nacional de Fortalecimento do Associativismo em Foz do Iguaçu
ASSOCIATIVISMO 28 de outubro de 2026 às 17:01

CACB promove 5º Encontro Nacional de Fortalecimento do Associativismo em Foz do Iguaçu

Pela valorização das mulheres que empreendem e movimentam a economia do Brasil Pela valorização das mulheres que empreendem e movimentam a economia do Brasil
AO PRESIDENTE DA RÉPUBLICA REELEITO 27 de outubro de 2026 às 14:01

Pela valorização das mulheres que empreendem e movimentam a economia do Brasil

Carta ao presidente reeleito Luiz Inácio Lula da Silva Carta ao presidente reeleito Luiz Inácio Lula da Silva
ELEIÇÕES 2026 26 de outubro de 2026 às 14:37

Carta ao presidente reeleito Luiz Inácio Lula da Silva

Correio Braziliense destaca criação de rede parlamentar em apoio ao empreendedorismo feminino Correio Braziliense destaca criação de rede parlamentar em apoio ao empreendedorismo feminino
NA MÍDIA 22 de outubro de 2026 às 16:10

Correio Braziliense destaca criação de rede parlamentar em apoio ao empreendedorismo feminino

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro.

Todos serviços

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel