Imprensa
ACSP

CACB participa de palestra com Alexandre de Moraes, ministro do STF

Na oportunidade, o presidente da CACB, George Pinheiro, entregou uma placa de reconhecimento ao apoio do ministro em ação que envolveu a Confederação

17 de dezembro de 2018 às 16:35

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes fez uma palestra na Associação Comercial de São Paulo, na manhã desta segunda-feira (17), sobre os 30 anos da Constituição Federal. A fala aconteceu durante uma sessão plenária solene conjunta da ACSP com a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

Durante o encontro, o presidente da CACB, George Pinheiro, entregou ao ministro uma placa de reconhecimento pelo apoio de Moraes no reconhecimento, no STF, da legitimidade da CACB para propor ações de controle de constitucionalidade perante a Corte em assuntos que envolvam interesses dos seus associados.

À época do julgamento, em outubro deste ano, Moraes declarou que o reconhecimento da legitimidade da CACB é a reparação de uma “injustiça histórica”, por se tratar de uma entidade nacional de grande representatividade, tendo sido a primeira associação que organizou um segmento econômico para atuar em defesa de seus direitos perante o Poder Público, fato que remonta a 1811, visto que seu embrião é a centenária Associação Comercial da Bahia.

“A consequência dessa correção de rumos representa um ‘salto quântico’ na atuação da CACB, que vê fortalecida a sua missão institucional de defender, também junto ao Poder Judiciário, os interesses dos empresários aglomerados nas mais de 2.300 associações comerciais e empresariais espalhadas pelo Brasil, filiadas às 27 federações que integram a nossa Confederação. Somos agora, de fato e de direito, uma entidade fortalecida pelo reconhecimento da nossa legitimidade como efetivos representantes do setor de comércio, serviços e empreendedorismo nacional”, declarou George Pinheiro no encontro desta manhã.

George Pinheiro, Alencar Burti, presidente da ACSP, Alexandre de Moraes, Guilherme Afif Domingos, presidente do Sebrae, e Alfredo Cotait, vice-presidente da ACSP

Ao receber o reconhecimento, Moraes lembrou que foi preciso 30 anos, desde a Constituição de 1988, para que a legitimidade das associações comerciais no controle de constitucionalidade fosse reconhecida. “Ainda antes de estar no STF, eu já defendia essa paridade entre a CACB, que tem grande representatividade, com entidades sindicais, que muitas vezes não têm tamanha representatividade, mas que têm chancela do poder público”, afirmou.

O ministro lembrou, ainda, que a ideia da Constituição sempre foi permitir que a sociedade civil organizada pudesse levar ao STF as grandes questões, mas que no caso da CACB a Corte sempre esteve muito presa à ideia de que a Confederação não representava uma classe específica.

Para defender sua ideia, Moraes diz que pediu vistas ao recurso da CACB -que já havia tido o pedido negado- e convenceu o Supremo de que a representatividade da Confederação vem de mais de 200 anos atrás, quando a Associação Comercial da Bahia foi fundada. “Uma grande entidade como esta, se não puder acessar o STF, fica manca. Tenho certeza de que isso vai permitir que a CACB possa atuar muito mais livremente, não apenas para propor ações, mas para participar como amicus curiae, para dar a visão das associações comerciais a outros casos”, concluiu.

Últimas Notícias

CACB mobiliza Sistema do Associativismo para defesa de propostas do setor junto aos candidatos à presidência da República CACB mobiliza Sistema do Associativismo para defesa de propostas do setor junto aos candidatos à presidência da República
CARTA ABERTA 6 de outubro de 2026 às 17:20

CACB mobiliza Sistema do Associativismo para defesa de propostas do setor junto aos candidatos à presidência da República

Carta aos brasileiros propõe trocar a polarização por um pacto em torno do trabalho, da liberdade e das instituições Carta aos brasileiros propõe trocar a polarização por um pacto em torno do trabalho, da liberdade e das instituições
MANIFESTO 6 de outubro de 2026 às 12:16

Carta aos brasileiros propõe trocar a polarização por um pacto em torno do trabalho, da liberdade e das instituições

Pequenos negócios geraram 59% dos empregos formais em 2026 Pequenos negócios geraram 59% dos empregos formais em 2026
DIA DO EMPREENDEDOR 5 de outubro de 2026 às 12:54

Pequenos negócios geraram 59% dos empregos formais em 2026

Dia do empreendedor: há motivo para comemoração? Dia do empreendedor: há motivo para comemoração?
ARTIGO 5 de outubro de 2026 às 12:39

Dia do empreendedor: há motivo para comemoração?

Prorrogado o prazo para empresa do Simples Nacional optar sobre forma de recolhimento de novos tributos Prorrogado o prazo para empresa do Simples Nacional optar sobre forma de recolhimento de novos tributos
REFORMA TRIBUTÁRIA 29 de setembro de 2026 às 11:55

Prorrogado o prazo para empresa do Simples Nacional optar sobre forma de recolhimento de novos tributos

Encontro em Salvador mobiliza lideranças e fortalece atuação empresarial Encontro em Salvador mobiliza lideranças e fortalece atuação empresarial
ASSOCIATIVISMO 28 de setembro de 2026 às 12:54

Encontro em Salvador mobiliza lideranças e fortalece atuação empresarial

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro.

Todos serviços

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel