Na noite desta quarta-feira, 21 de setembro, a Acita, Associação Comercial Industrial de Serviços e Agropecuária de Itabira, em MG, divulgou dados do WIN 2016, realizado no Clube Ativa entre os dias 24 e 26 de agosto. A cerimônia contou com a presença de expositores, parceiros e colaboradores na concretização da 4ª edição do Workshop Itabirano de Negócios. Os números alcançados no evento foram apresentados pelo Presidente da entidade, Eugênio Müller.
Para Eugênio a viabilização do WIN só foi possível por causa dos patrocinadores: Vale, Prefeitura Municipal de Itabira e Codemig – Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, juntamente com o Governo do Estado de Minas Gerais. O evento teve ainda o apoio da CPA Propaganda, do Sebrae e como mídia partner, a DeFato.
Eugênio Müller agradeceu a participação das empresas, dos parceiros, da comissão organizadora e de todos que acreditaram no evento. Segundo o Presidente, o WIN tem a missão de construir e gerir um ecossistema empreendedor para o desenvolvimento sustentável de Itabira e região e essa missão só será possível com a ajuda de todos. “Faço um convite para que possamos construir juntos a realidade da diversificação que a gente tanto precisa”, disse Eugênio.
Nos três dias de evento o WIN reuniu 80 expositores em quatro pavilhões, sendo oito expositores no pavilhão de Agronegócio, 11 da Indústria Criativa, 11 da Tecnologia e 50 representando o Fortalecimento da Economia Local. Foram mais de 8 mil visitantes, que efetivaram negócios no valor de R$ 4,2 milhões, sendo R$ 2 milhões de negócios gerados e R$ 2,2 milhões prospectados.
A programação contou com nove palestras, seis painéis, cinco workshops, três atrações artísticas e duas rodadas de negócios. Todas as atrações tiveram um bom público, segmentado de acordo com o interesse dos participantes e expositores.
Um aplicativo foi desenvolvido especificamente para o WIN, com versões para Iphone e Android. No aplicativo é possível ver todos os detalhes da feira de negócios, como expositores, divisão dos setores por pavilhões e as atrações. Foram registrados mais de 300 dowloads na Apple Store e na Google Play.
O evento contou ainda com a transmissão ao vivo pela internet com visualização de pessoas de várias cidades da região, como Belo Horizonte, Ipatinga, Mariana, Ouro Preto, Conselheiro Lafaiete, Viçosa, dentre outras. Os acessos no site foram registrados durante os três dias em torno de 1500 pessoas, com pico de visualização simultânea de cerca de 300 pessoas.
Os efeitos do WIN ainda são percebidos pelos expositores. Muitos clientes procuram as empresas depois de terem o primeiro contato no evento de negócios. Em depoimento durante a solenidade, a proprietária da Companhia das Flores, Elaine Santos, agradeceu a oportunidade de participar do evento e contou que várias pessoas já fizeram orçamento na empresa porque viram a exposição do trabalho durante o WIN. “A minha participação na próxima edição já está confirmada”, garantiu Elaine.
Outros expositores também deram depoimentos contando suas experiências em participar do WIN. A diretora de vendas da Mary Kay, Fernanda Duarte, ficou sabendo da realização da feira de negócios por acaso, em uma visita à Acita. Ela adorou o projeto, que apresentou inovações tecnológicas e aceitou a proposta, mesmo não podendo comercializar os produtos no evento. “Aceitei o desafio de participar do WIN e fiquei encantada”, afirmou.
O empresário Pablo Rodrigues, da ON Energia Solar, contou que realizou vários negócios durante o evento e também comprou produtos das empresas participantes. “Foi maravilhoso, excelente evento. No próximo estarei presente” disse Pablo.
A visibilidade que o WIN proporcionou para o setor do agronegócio foi lembrada pelo técnico da Emater, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais, Mauro Lúcio Ferreira. Ele agradeceu o espaço que a Acita está disponibilizando para divulgar o valor do agronegócio no município. “A Emater se torna uma grande parceira da Acita. Espero que no próximo ano possamos trazer novos produtores para participar do WIN e vencer o desafio de dobrar o PIB no agronegócio”, ressaltou Mauro.
O encerramento da solenidade foi marcado pela distribuição de brindes, oferecidos pelos parceiros e expositores do WIN. A premiação foi entregue aos visitantes que mais utilizaram o aplicativo para smartphones, confirmando a visitação nos estandes durante o evento. Quem participou da cerimônia também concorreu a brindes, que foram entregues por diretores e colaboradores da Acita.
Próximas ações do WIN
O WIN apresenta uma nova proposta com ações ao longo do ano. A próxima ação acontece em outubro, no dia 3, um evento com o tema: Indústria Criativa Fomentando o Turismo em Itabira. No período de 21 a 25 de novembro já estão agendadas atividades em comemoração à Semana Global de Empreendedorismo.
Em 2017 o desafio do WIN é promover eventos de acordo com os setores trabalhados este ano. Em janeiro o evento será de Agronegócio; em março, de Tecnologia; em maio, Fortalecimento da Economia Local e em junho, Indústria Criativa.
Fonte: Acita