CACB

  1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / LUSOFONIA

Webinar promove 1ª Cimeira de Negócios da CE-CPLP

Evento acontece entre 5 e 8 de maio, na Guiné Equatorial

20 de abril de 2021 - 15:42

A Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CE-CPLP) realizou nesta terça-feira (20) uma webinar para promover a Cimeira de Negócios da entidade, que acontecerá de 5 a 7 de maio, no Centro Internacional de Conferências de Sipopo, em Malabo, na Guiné Equatorial.

O objetivo do evento é dinamizar a catapultar a atividade e as ações da entidade dentro do contexto econômico vivido pelo mundo. “Estamos em busca do nosso sonho de criação dos mercados da CPLP. Será um momento para que nossos empresários se encontrem para fazer negócios e pensarmos em uma comunidade econômica de futuro, usando nossas capacidades e conhecimentos”, destaca o presidente da CE-CPLP, Salimo Abdula.

Segundo ele, a escolha pela Guiné Equatorial como sede do evento deu-se, além do grande empenho do governo, pela oportunidade de promover a imagem do país, referência no continente africano, para o mundo.

De acordo com o embaixador da Guiné Equatorial em Portugal, Tito Mba Ada, Malabo será o epicentro da CPLP e os empresários vão encontrar muitas surpresas, entre elas os diversos produtos que o país produz para exportação. “Eles poderão formalizar grandes parcerias com empresas nacionais e fortalecer nossa capacidade de fazer negócios”, disse. Tito lembra, ainda, que o país acaba de firmar um acordo de livre comércio na África, vantagem que pode ser aproveitada pela CE-CPLP.

O presidente da CACB e vice-presidente da CE-CPLP, George Pinheiro, o evento deve evidenciar o potencial econômico dos países do grupo, principalmente no momento de pandemia que estamos vivendo, em que as empresas tanto têm sofrido para se manter. “Temos de ligar mais o Brasil aos outros países do grupo para termos uma relação comercial maior e mais forte, além de permitir o acesso das outras nações ao Mercosul”, pontuou.

Atendendo a um questionamento de George Pinheiro, a vice-presidente da Comissão Executiva da CE-CPLP, Nelma Fernandes, responsável por organizar o evento, afirmou que haverá a possibilidade de participação online no evento, dada a dificuldade de deslocamento internacional entre algumas nações, em função das medidas de restrição de combate à Covid-19.

De acordo com Nelma, já estão inscritos na Cimeira representantes de todos os países do grupo, de diversos setores econômicos, como agricultura, pesca, turismo, energia, segurança, entre outros. “A cada dia tem aparecido mais empresas interessadas em participar. Tenho certeza de que essa entidade vai avançar com a vertente econômica após o evento”, afirmou.

 

Também participaram o evento de hoje, o presidente de Honra da CE-CPLP, Jorge Spencer Lima; o presidente da Mesa da Assembleia Geral da CE-CPLP, Eliseu Gaspar; e os vice-presidentes da CE-CPLP José Medina Lobato, Jorge Pais e Jorge Dias Correa.

Para saber mais sobre o evento, clique aqui.
Para assistir à live, clique aqui.

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311