1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / FACISC

Voz Única é entregue aos candidatos na Grande Florianópolis

Cerca de 50 candidatos ao Governo do Estado, Senado e câmaras Federal e Estadual receberam o documento

13 de setembro de 2018 - 10:58

A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) entregou a cerca de 50 candidatos a governador, senador, deputado federal e estadual o documento Voz Única, que possui 44 páginas e traz um resumo das opiniões de 80 mil empresários filiados às entidades que fazem parte da Federação. Entre os presentes, estiveram Gelson Merísio e Rogério Portanova, candidatos ao governo do estado, e Jorginho Melo, candidato ao Senado.

O presidente da Facisc, Jonny Zulauf, ressaltou a pergunta que a cartilha responde: O que SC precisa?. “Levantamos, junto às nossas associações empresariais e cerca de 80 mil empresários, as principais necessidades catarinenses voltadas ao desenvolvimento sustentável e entregamos aos candidatos, para que possamos, juntos, fazer um estado melhor para se viver”.

A Facisc apurou 702 demandas dos empresários, nos setores de infraestrutura, gestão pública, questões tributárias, segurança, educação, saúde, entre outros. “O documento apresenta os pleitos em cada área, e quais setores são mais preocupantes na visão dos empresários”, destaca Zulauf. A infraestrutura é um dos maiores destaques. Foram 331 pedidos feitos de melhorias na área, com foco nas rodovias que cruzam Santa Catarina. “Precisamos mais atenção de cada um dos eleitos a esses pontos apresentados”, disse Zulauf.

O segundo maior destaque é a gestão pública. Ao todo, foram apontadas 95 demandas nesse setor, com foco principalmente em políticas públicas e gestão da máquina do governo. No terceiro e no quarto lugar aparecem questões tributárias e a segurança pública, respectivamente. Sobre os tributos, destaca-se a necessidade de foco na estrutura tributária e na distribuição de recursos federais para o estado.

A diretora do Conselho Estadual da Mulher Empresária, Luciana Boeing, destacou a disparidade salarial em Santa Catarina. Ela pediu que seja feita, através de projeto de Lei, a igualdade entre salários e a inclusão do empreendedorismo na grade curricular das escolas catarinenses.

Prioridades da Grande Florianópolis

As associações empresariais de Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu, Itapema, Bombinhas, Antonio Carlos, Tijucas, Canelinha e Santo Amaro da Imperatriz apresentaram, no total, 75 pleitos. A infraestrutura continua sendo o carro-chefe, com mais de 33% das solicitações.

As associações destacaram, entre os 75 itens, as cinco prioridades de extrema urgência:

1. Garantir segurança jurídica e definição clara das atribuições nas esferas, municipal, estadual e federal.

2. Inserir disciplina de empreendedorismo na grade curricular (educação fiscal, financeira, jogos de empresas, etc…) e apoiar o projeto Escola sem partido.

3. Dar maior atenção às obras importantes para resolver a mobilidade urbana, dentre elas as obras de conclusão do contorno viário de Florianópolis, duplicação da via expressa e a Beiramar metropolitana, bem como o transporte público integrado de qualidade.

4. Eliminar a indicação política em detrimento da indicação técnica para cargos comissionados e revisar o limite de gastos dos estados e municípios com a folha (Lei de responsabilidade fiscal) e de contratação de comissionados.

5. Reduzir a complexidade do Simples Nacional com a criação de uma alíquota de ICMS específica para a faixa de R$ 3,6 milhões a R$ 4,8 milhões de cada anexo do Simples Nacional, além do recolhimento de tributos em guia única. É imprescindível readequar o Simples Catarinense ao Nacional para evitar que o benefício advindo da alteração do Simples Nacional, não impute as empresas catarinenses, prejuízos e em muitos casos, aumento da carga tributária.

Fonte: Facisc

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Neusa Galli Fróes
    Froés berlato associadas

    Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • neusa@froesberlato.com.br
    Telefones:
    (51) 3388 6847 / (51) 9123 6847

    E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311