1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / QUEDA

Volume de vendas de Dia das Mães recua pelo 3º ano seguido

Vendas parceladas caíram 16,4% em relação ao ano anterior. Resultado aponta que comércio terá um ano difícil pela frente

09 de maio de 2016 - 19:42
Foto: Jéssica Alves/G1

Foto: Jéssica Alves/G1

Pelo terceiro ano seguido, o volume de vendas relativas ao Dia das Mães recuou, segundo pesquisa do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), divulgada nesta segunda-feira (9).

Na semana entre 1 e 7 de maio, o volume de vendas parceladas caiu 16,40% em relação ao mesmo período que antecedeu a data em 2015. Naquela data, frente a 2014, o recuo havia sido bem menor, de 0,59%. O resultado é reflexo da retração do poder de compra dos brasileiros.

O resultado negativo deve funcionar como uma prévia para o desempenho do comércio ao longo de 2016, já que o Dia das Mães é a data mais importante para o varejo no primeiro semeste, segundo a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

“A forte queda no volume de vendas desse ano é reflexo da crise econômica pela qual o Brasil passa, com inflação elevada, altas taxas de juros, aumento do desemprego e o crédito restrito”, afirma.

“Esses fatores têm como consequência imediata a menor disponibilidade de renda das famílias para o consumo e a diminuição da disposição para compras parceladas que geram um comprometimento futuro da renda”, explica. “Uma das principais medidas para salvar as finanças acaba sendo o corte de gastos, inclusive em datas comemorativas importantes.”

Fonte: G1

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311