Imprensa
SENADO

Veto de Bolsonaro à prorrogação da desoneração da folha será votado no dia 4, diz Alcolumbre

Presidente do Congresso convocou sessão para a primeira semana de novembro. Parlamentares já aprovaram manter desoneração de 17 setores até 2021, mas Bolsonaro vetou medida

22 de outubro de 2020 às 10:19

Davi Alcolumbre. Foto: Michel Jesus/Agência Câmara

O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), anunciou nesta quarta-feira (21) que pretende colocar em votação no próximo dia 4 o veto do presidente Jair Bolsonaro à prorrogação, até 2021, da desoneração da folha de pagamento.

Bolsonaro vetou em julho o dispositivo que prorrogava até o ano que vem a desoneração da folha das empresas de 17 setores da economia e que empregam mais de 6 milhões de pessoas.

A prorrogação até 2021 foi incluída pelo Congresso na medida provisória que permitiu a redução da jornada de trabalho e do salário em razão da pandemia do novo coronavírus. Com o veto, a desoneração acaba no final deste ano — a não ser que o Congresso derrube o ato do presidente.

“A votação na sessão no Congresso prevê a votação do veto da desoneração. Então, dia 4 de novembro, eu pretendo colocar todos os PLNs que estão pendentes na pauta e todos os vetos”, disse Alcolumbre.

O presidente do Senado confirmou a agenda durante a sessão que aprovou a indicação do desembargador Kassio Marques para o Supremo Tribunal Federal (STF). Ao fim, em entrevista, Alcolumbre reafirmou a data.

Os PLNs citados pelo senador são projetos de lei do Congresso – em geral, autorizações para o governo incluir gastos no orçamento do ano atual.

Eles só podem entrar em votação se não houver vetos presidenciais pendentes “trancando” a pauta. O veto à prorrogação das desonerações, por exemplo, está trancando a pauta do Congresso desde o início de agosto.

Alcolumbre disse acreditar que, mesmo com a proximidade das eleições municipais, conseguirá reunir o número mínimo de deputados e senadores para realizar a sessão do Congresso. Será permitida a participação virtual dos parlamentares.

A desoneração

Lei sancionada em 2018 pelo então presidente Michel Temer estabeleceu a reoneração da folha de pagamento de 39 setores da economia que antes tinham esse benefício fiscal.

No entanto, na ocasião, foi mantida a desoneração até o fim de 2020 para empresas de 17 segmentos. O prazo foi estendido pelo Congresso Nacional em texto incluído na medida provisória que reduziu a jornada de trabalho.

As empresas desses setores, em vez de contribuírem para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sobre a folha de pagamento com alíquota de 20%, pagam um percentual – até 4,5% a depender do setor – sobre o valor da receita bruta.

Comissão de Orçamento

Davi Alcolumbre também disse que espera conseguir resolver, na mesma semana, o impasse que impede os trabalhos da Comissão Mista de Orçamento, a fim de destravar a discussão do orçamento de 2021.

O esforço concentrado na primeira semana de novembro deve incluir, ainda, uma tentativa de votar o projeto que prevê autonomia do Banco Central. Senadores chegaram a pedir que o tema entrasse na pauta desta quarta, mas houve discordância entre os líderes partidários e a votação foi adiada.

“Será uma agenda muito importante do ponto de vista da economia. Especialmente, posso falar da votação importantíssima que ficou definida hoje, que é a autonomia do Banco Central”, disse.

Fonte: G1

Últimas Notícias

Primeiro Encontro Nacional de Integração do Associativismo será realizado em Salvador Primeiro Encontro Nacional de Integração do Associativismo será realizado em Salvador
UNIÃO 25 de março de 2025 às 17:30

Primeiro Encontro Nacional de Integração do Associativismo será realizado em Salvador

Impactos do We Forum: empreendedora destaca como o evento ajudou em sua trajetória Impactos do We Forum: empreendedora destaca como o evento ajudou em sua trajetória
CMEC 24 de março de 2025 às 10:24

Impactos do We Forum: empreendedora destaca como o evento ajudou em sua trajetória

ACSP debate impactos da Reforma Tributária no Simples Nacional ACSP debate impactos da Reforma Tributária no Simples Nacional
ACE 21 de março de 2025 às 17:01

ACSP debate impactos da Reforma Tributária no Simples Nacional

BRICS WBA promove WeForum para gerar negócios e fortalecer relacionamento entre empresárias dos países que integram o BRICS BRICS WBA promove WeForum para gerar negócios e fortalecer relacionamento entre empresárias dos países que integram o BRICS
Mulheres empreendedoras 21 de março de 2025 às 16:00

BRICS WBA promove WeForum para gerar negócios e fortalecer relacionamento entre empresárias dos países que integram o BRICS

Brasil 61 cobre reunião do Comitê Deliberativo e Ciclos de Debates da CACB e distribui a notícia pelo país Brasil 61 cobre reunião do Comitê Deliberativo e Ciclos de Debates da CACB e distribui a notícia pelo país
CACB NA MÍDIA 21 de março de 2025 às 15:59

Brasil 61 cobre reunião do Comitê Deliberativo e Ciclos de Debates da CACB e distribui a notícia pelo país

Ao convidar o ministro da Justiça para reunião do Conselho Deliberativo, CACB é mais uma vez palco de importante debate para o país Ao convidar o ministro da Justiça para reunião do Conselho Deliberativo, CACB é mais uma vez palco de importante debate para o país
CACB NA MÍDIA 21 de março de 2025 às 15:37

Ao convidar o ministro da Justiça para reunião do Conselho Deliberativo, CACB é mais uma vez palco de importante debate para o país

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro.

Todos serviços

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel