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Vendas no Dia das Crianças recuam 4,8%, mas abrem caminho para reação no varejo

Queda no faturamento é menor que em outras datas comemorativas. De olho na Black Friday, shoppings já veem chance de repetir patamar de 2019

13 de outubro de 2020 - 10:02

Foto: Guito Moreto/Agência O Globo

O varejo deve registrar queda de 4,8% no faturamento no Dia das Crianças deste ano, de acordo com projeção da Confederação Nacional do Comércio (CNC). Apesar do recuo, os negócios apontam para recuperação lenta em relação à retração de 40% nas vendas do Dia das Mães e de 13% no Dia dos Namorados.

De olho na retomada gradual, lojistas e redes de varejo já se preparam para abrir a temporada de vendas da Black Friday, que deve durar até o início de dezembro.

Para Fabio Bentes, economista-chefe da CNC, a perda menos intensa no Dia das Crianças confirma a recuperação gradual do varejo, influenciada pelo auxílio emergencial e reabertura do comércio. A expectativa é que a data tenha movimentado R$ 6,2 bilhões com as lembrancinhas.

Incerteza com o auxílio emergencial

Para o último trimestre, as projeções são melhores, embora haja incerteza em relação à redução do auxílio emergencial de R$ 600 para R$ 300. Porém, ainda assim, ele projeta alta de 30% nas vendas da Black Friday em relação ao ano passado. Para ele, será a única data do ano a registrar alta nas vendas embalada pelas promoções.

— As vendas na internet ajudaram no Dia das Crianças e vão ser importantes para a Black Friday — diz Bentes.

Para Roberto Kanter, economista da Fundação Getulio Vargas, o varejo já está em movimento gradual de melhora nos negócios, embora não seja generalizado.

Com os corredores ainda vazios, os principais shoppings do Rio apostaram nas vendas pela internet com aplicativos próprios. Para Diego Marcondes, diretor de Marketing da Ancar Ivanhoe, do Nova América, a projeção é fechar 2020 com os resultados próximos ao ano anterior:

— Há uma tendência crescente de recuperação da confiança do consumidor.

No BarraShopping, do grupo Multiplan, a expectativa é que as vendas alcancem o patamar de 2019.

— Além de presencialmente, os clientes também tiveram a oportunidade de comprar pelo app próprio (chamado Multi) — disse Gabriel Palumbo, diretor regional do Multiplan no Rio.

Fonte: O Globo

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