Imprensa
RECESSÃO

Vendas do comércio começam 2016 em baixa de 1,5%

Frente a janeiro do ano passado, houve recuo de 10,3%, diz IBGE

10 de março de 2016 às 12:33

 

Dado Galdiere bloomberg

Caixas vazios em loja na Saara, no Centro do Rio – Dado Galdieri / Bloomberg

As vendas do comércio abriram 2016 em baixa de 1,5%, segundo dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) divulgados nesta quinta-feira pelo IBGE. Frente a janeiro do ano passado, o volume de vendas caiu 10,3%. Foi a décima vez seguida em que houve variação negativa nessa comparação. Em 12 meses, o volume de vendas acumula queda de 5,2% — a perda mais intensa da série histórica, iniciada em 2001, mantendo a trajetória de baixa que começou em julho de 2014 (4,3%).

Já a receita das vendas do comércio ficou no campo positivo em todas as comparações. De dezembro para janeiro ficou estável em 0,1%; frente ao mesmo mês do ano passado, a alta foi de 1%; enquanto no acumulado em 12 meses, o crescimento foi de 2,8%.

O varejo ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e de material de construção, encolheu 1,6% no volume de vendas na passagem de dezembro para janeiro. A receita nominal caiu 0,7%. Frente ao mesmo mês do ano, as vendas caíram 13,3%, enquanto a receita cresceu 4,7%. No acumulado dos últimos doze meses, as perdas foram de -9,3% e -2,3%, respectivamente.

Em 2015, após 11 anos de crescimento ininterrupto, as vendas do varejo fecharam com uma queda de 4,3% — pior da série iniciada em 2001 e o primeiro recuo desde 2003, quando o volume de vendas encolheu 3,7%. No acumulado em 12 meses, a taxa foi a pior desde novembro de 2003 (-4,6%).

QUEDA EM 6 DAS 8 ATIVIDADES

Na passagem de dezembro para janeiro, o IBGE registrou queda em seis de oito atividades. Os principais destaques negativos vieram de móveis e eletrodomésticos (4,3%), que caiu pela segunda vez seguida, acumulando perda de 12,3%; e de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que tem o maior peso no varejo e recuou 0,9%, pelo terceiro mês seguido.

O segmento de combustíveis e lubrificantes caiu 3,1%, enquanto outros artigos de uso pessoal e doméstico perdeu 1,8%; tecidos, vestuário e calçados, 0,5%; e livros, jornais, revistas e papelarias 0,1%.

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos ficou praticamente estável (0,1%). Já o setor de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação teve forte alta de 1,6%

No varejo ampliado, a baixa de 1,6% foi puxado principalmente por material de construção, (-6,6%), que em dezembro crescera 3,2%, seguido por veículos e motos, partes e peças (-0,4%).

Fonte: O Globo

Últimas Notícias

Aldo Rebelo é o convidado do primeiro evento do ano Aldo Rebelo é o convidado do primeiro evento do ano
Ciclo de Debates 14 de março de 2025 às 15:07

Aldo Rebelo é o convidado do primeiro evento do ano

Sessão de Autógrafos em São Paulo: Alfredo Cotait Neto apresenta “A Luta Pela Livre-Iniciativa” Sessão de Autógrafos em São Paulo: Alfredo Cotait Neto apresenta “A Luta Pela Livre-Iniciativa”
Evento 14 de março de 2025 às 10:39

Sessão de Autógrafos em São Paulo: Alfredo Cotait Neto apresenta “A Luta Pela Livre-Iniciativa”

Parceria com associação de Uberlândia (MG) fortalece o Programa Empreender Parceria com associação de Uberlândia (MG) fortalece o Programa Empreender
SISTEMA CACB 13 de março de 2025 às 16:27

Parceria com associação de Uberlândia (MG) fortalece o Programa Empreender

Encontro sobre automação comercial será realizado em São Paulo no início de abril Encontro sobre automação comercial será realizado em São Paulo no início de abril
Parceria 13 de março de 2025 às 16:14

Encontro sobre automação comercial será realizado em São Paulo no início de abril

FCS e Unecs iniciam mais dois anos de parceria em prol do empreendedorismo FCS e Unecs iniciam mais dois anos de parceria em prol do empreendedorismo
CELEBRAÇÃO 13 de março de 2025 às 15:42

FCS e Unecs iniciam mais dois anos de parceria em prol do empreendedorismo

Núcleo PET RN é lançado com a participação de mais de 120 empresas Núcleo PET RN é lançado com a participação de mais de 120 empresas
Lançamento 13 de março de 2025 às 14:02

Núcleo PET RN é lançado com a participação de mais de 120 empresas

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro.

Todos serviços

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel