1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / Economia

Varejo: um 2015 para ser esquecido

16 de dezembro de 2015 - 03:26

As mudanças do Brasil em 2015 são evidentes e apesar do País estar passando a limpo seus problemas de corrupção, com um processo de punição através da Operação Lava-Jato, impulsionada pelo Ministério Público e pela Polícia Federal, os números da economia estão em queda livre.  A avaliação é do presidente da Federasul, Ricardo Russowsky, que após lamentar o cenário econômico e político brasileiro, comentou sobre o fato de, pela primeira vez, em sua história, a Federasul ter uma disputa nas próximas eleições para presidente, o que, na sua opinião, não só valoriza a entidade como também a projeta para um novo patamar.

A desaceleração da atividade no comércio varejista levou o Rio Grande do Sul ao segundo pior desempenho entre os demais Estados, perdendo apenas para a Paraíba no ranking dos piores. O tombo foi de 11,9%, passando de 3% positivos no ano passado, acima inclusive da performance  brasileira, para uma queda de 8,9% nas vendas. Trata-se do pior resultado desde que o índice passou a ser calculado pelo IBGE, no início dos anos 2000.

“Foi inédita a magnitude e velocidade da queda nas vendas”, comenta o economista-chefe da Federasul, André Azevedo. Um efeito dominó que vai se arrastar em 2016 motivado por quatro fatores, sendo dois locais e dois nacionais: atraso dos salários dos funcionários públicos estaduais, menor aumento do mínimo regional, desemprego e redução do crédito.

Também deverá contribuir para um cenário pior em 2016, no Rio Grande do Sul, o aumento nas alíquotas do ICMS. Aprovado pela Assembleia, por uma diferença de um voto, na madrugada do dia 23 de setembro, a pedido do governo do Estado, o aumento das novas alíquotas entrará em vigor a partir de janeiro e vai aumentar os custos de todos os produtos produzidos e comercializados no Estado.

Fonte: Federasul

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311