1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / INDICADOR

Varejo perde fôlego e cresce apenas 1,6% no primeiro semestre, informa Associação Comercial de SP

Isoladamente, o sistema a prazo apresentou alta de 0,8%, enquanto que o sistema à vista expandiu 2,3%

02 de julho de 2019 - 10:36

O movimento de vendas do varejo da capital paulista cresceu em média 1,6% no primeiro semestre deste ano frente ao mesmo período de 2018. O dado é do Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Isoladamente, o sistema a prazo apresentou alta de 0,8%, enquanto que o sistema à vista expandiu 2,3%.

“É um resultado fraco, que reflete o atual momento de inércia da atividade econômica. A perda de fôlego é ainda mais acentuada quando olhamos para o primeiro semestre do ano passado, período em que o varejo havia registrado elevação de 2,9%. Somente novos cortes na taxa básica de juros e reduções no recolhimento dos compulsórios dos bancos poderão reverter essa desaceleração”, explica Marcel Solimeo, economista da ACSP.

Ele também observa que o desempenho melhor do sistema à vista – que corresponde basicamente a vestuário, calçados, adereços e objetos de uso pessoal – é justificado pela conjuntura macroeconômica. “As pessoas não têm dinheiro sobrando, portanto, tendem a comprar produtos de menor valor”. Por essa mesma razão, o sistema a prazo – que engloba móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos – cresceu menos. “O consumidor está fugindo de prestações. A queda da confiança, o desemprego elevado e os juros de mercado ainda altos o assusta”, diz Solimeo, lembrando que a Copa do Mundo do ano passado também criou uma base forte de comparação.

Variação interanual

Em junho, o varejo paulistano apresentou uma retração média de 3,2% sobre o mesmo mês de 2018, sendo -1,2% nas vendas a prazo e -5,2% nas vendas à vista. O resultado é explicado pelos dois dias úteis a menos que junho deste ano registrou.

“O ramo de roupas e calçados é o mais prejudicado, porque até agora não houve inverno”, diz Solimeo.

Já nas vendas a prazo, o vilão foi a Copa do Mundo, que no ano passado impulsionou a venda de móveis e televisores.

O Balanço de Vendas é elaborado pelo Instituto de Economia da ACSP com base em amostra da Boa Vista Serviços.


Fonte: ACSP

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311