CACB

  1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / BALANÇO

Varejo paulistano fecha julho com alta de 21,3% nas vendas

Dados apontam que a movimentação do comércio está em crescimento

04 de agosto de 2021 - 11:30

Foto: Reprodução/Pixabay

A movimentação no varejo paulistano fechou julho em alta pelo terceiro mês consecutivo, o que mostra que a recuperação está mais próxima para o setor. Dados do Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), indicador com amostra da Boa Vista SA, registraram elevação de 21,3% sobre junho deste ano.

Comparado julho deste ano com julho de 2020, a alta é ainda maior: 37,8%. Isso porque a base de comparação é fraca em razão da extensão das medidas restritivas ao comércio não essencial naquela ocasião. No acumulado do ano, o avanço é de 7,4%. Ainda assim, o setor não se recuperou das perdas. Confrontados, julho deste ano com o de 2019, época sem pandemia, as vendas permanecem -27,3%.

O economista-chefe da ACSP, Marcel Solimeo, lembra que o cenário sinaliza recuperação, mas ainda há muito o que percorrer para zerar as perdas. O fim das restrições e o avanço da vacinação vão contribuir para a retomada.

“A elevação de julho é explicada pela melhora geral da economia e da confiança do consumidor. No ano passado, nesse mesmo período do ano, o comércio ainda sofria com restrições e acumulava perdas”, enfatiza.

Para Solimeo a flexibilização será essencial para que a economia volte a se mover. “A expectativa é chegarmos ao mesmo patamar do final do ano 2019. Crescimento real para o varejo somente em 2022”, conclui.

Fonte: ACSP

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311