O presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil, George Pinheiro, participou nesta segunda-feira (11) de reunião da União Nacional de Entidades de Comércio e Serviços (Unecs), em São Paulo.

Na reunião, que aconteceu na sede da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (ABAD), foi discutida a estruturação organizacional do Instituto Unecs e o relacionamento com a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo para 2018.
Durante o encontro, último do ano de 2017, foi realizada a prestação de contas da Unecs e também foram discutidas metas da entidade para o próximo ano.
Tendências
A reunião foi aberta com a apresentação da Associação Brasileira de desenvolvimento Industrial (ABDI). O coordenador de Comércio e Serviços, Eduardo Tosta, falou do trabalho da entidade na formação do Laboratório do Varejo para o próximo ano, com o objetivo de contribuir para a melhoria do ecossistema de inovação do varejo brasileiro, por meio da estruturação de um laboratório, conectando lojistas, investidores, empreendedores, governo, indústria e outros atores relevantes no setor. Costa explicou que o laboratório é uma ferramenta para lidar com os novos desafios do varejo como: diferente perfil do consumidor, integração loja física e e-commerce, crescimento do consumidor digital, novos modelos de negócio, entre outros.
O presidente da ABDI, Luiz Augusto Ferreira, que também esteve presente, falou das novas tendências tecnológicas do varejo, com foco no comércio online, e ressaltou a importância de o setor de comércio e serviços se digitalizar.
Estiveram presentes, Honório Pinheiro (coordenador da Unecs e presidente da CNDL), Emerson Destro (Abad), Claudio Conz (Anamaco), George Pinheiro (CACB), Nabil Sahyoun (Alshop), Paulo Solmucci Jr (Abrasel) e João Sanzovo Neto (Abras). Os executivos das entidades também acompanharam o encontro.