CACB

  1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / POSICIONAMENTO

Unecs repudia proposta para acréscimo de juros em compras parceladas no cartão de crédito

“A discussão sobre um assunto dessa relevância não pode avançar sem envolvimento dos representantes do setor de comércio e serviços”, diz a nota divulgada pela Unecs

05 de fevereiro de 2018 - 12:25

A União Nacional das Entidades do Comércio e Serviços (Unecs) também se posicionou contrária ao pedido das administradoras de cartões para que as compras parceladas no crédito fossem acrescidas de juros.

A extinção da modalidade poderia reduzir, aproximadamente, 10% das vendas do comércio. Este número representa, segundo a Associação Brasileira das Instituições de Pagamento (Abipag), cerca de R$ 90 bilhões que seriam pagos na forma de juros, ao invés de serem destinados ao consumo. Ou seja, a medida privilegiaria os bancos, que cobrariam juros muito mais altos do que já cobram, transvestidos como venda “sem juros” no cartão, uma estratégia sem fundamento.

Leia a nota de posicionamento da Unecs:

“A Unecs repudia a proposta da Abecs ao BC (conforme reportado do jornal Valor Econômico no dia 30 de janeiro) em relação ao Crediário e de pôr fim ao parcelamento sem juros feitos diretamente pelos lojistas por entender que estas são importantes ferramentas à disposição do empresário para definir suas estratégias de preço e condições de pagamento. Defendemos que a discussão sobre um assunto dessa relevância não pode avançar sem envolvimento dos representantes do setor de comércio e serviços, em especial daqueles que representam os pequenos e médios negócios. O parcelamento lojista atualmente representa a melhor e mais barata forma de estimular o consumo.

Paulo Solmucci
Presidente Unecs”

Na semana passada, a CACB também se posicionou contrária à medida. Clique e acesse o texto divulgado pela Confederação.

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311