Imprensa
LEGISLAÇÃO

UNECS lança folder sobre trabalho intermitente

31 de março de 2016 às 15:34

A União das Entidades de Comércio e Serviços (UNECS) desenvolveu um folder sobre o trabalho intermitente com o objetivo de informar, divulgar e pautar o assunto entre as principais lideranças e empresários do setor de comércio e serviço do Brasil para que a importância desta modalidade de contratação seja compreendida e a necessidade de sua regulamentação fortalecida.

O trabalho intermitente é aquele em que é possível contratar por hora, em jornada móvel. Sua regulamentação beneficiará tanto os consumidores, que passarão a ter um melhor e mais regular atendimento, quanto a sociedade em geral, que elevará seus níveis educacionais. Isso porque essa modalidade de contratação, comum nos Estados Unidos, Europa e outros países da América do Sul, permite conciliar o tempo de trabalho e as horas de estudos, com destacadas vantagens, sobretudo, para os jovens e semiaposentados (que preferem trabalhar em meio período, como complemento de renda e para se manter em uma atividade regular).

No setor de alimentação fora do lar, por exemplo, estima-se a criação de 2 milhões de novos empregos com a regulamentação do trabalho intermitente. A Abrasel, uma das sete entidades que compõem a UNECS, tem, historicamente, trabalhado para que essa modalidade de contração seja realidade no Brasil. Para o presidente executivo da entidade, Paulo Solmucci Junior, o engessamento da legislação trabalhista brasileira à lógica da produção industrial está na contramão da história. “A Abrasel se recusa a participar de crises, sejam elas as econômicas ou políticas. Participamos de soluções. A nossa primeira contribuição é esta: podemos empregar milhões de jovens, dando-lhes meios para estudar de manhã, de tarde ou de noite. Daí porque tanto insistimos no trabalho intermitente”, afirma. O executivo lembra ainda que o contrato de trabalho intermitente contempla indistintamente todos os direitos trabalhistas, como férias, 13º salário, FGTS, cobertura previdenciária.

download (19)

George Pinheiro, presidente da CACB: “Quando trabalhador e empregador se beneficiam, a economia também se beneficia.”

George Pinheiro, presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), esclarece que o trabalho intermitente beneficia trabalhadores e empregadores ao adequar oferta e demanda. “Além disso, permite a ampliação da renda familiar sem pressionar salários e reduz as horas extras não pagas, entre outras diversas vantagens. Quando trabalhador e empregador se beneficiam, a economia também se beneficia.”

O material desenvolvido pela UNECS traz informações sobre o trabalho intermitente e seus benefícios para trabalhador, empregador e sociedade. O folder ganhou uma versão digital que pode ser baixada clicando aqui.

UNECS

A União da Entidades de Comércio e Serviços definiu sete pautas a serem trabalhadas ao longo do ano. São elas: meios de pagamento, trabalho intermitente, reforma previdenciária, simplificação tributária, política de crédito, terceirização e plano diretor dos municípios.

A Unecs é formada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD), Associação Nacional de Materiais de Construção (Anamaco), Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Essas entidades juntas são responsáveis, no seu conjunto, por 14,95% do PIB do País ou por R$883,2 bilhões de um total de R$5,905 trilhões em 2015 e geravam, juntas, 9,15 milhões de empregos ao final de 2015.

Com informações da Abrasel

Últimas Notícias

Portos de Santa Catarina: desafios e oportunidades no cenário global serão debatidos no Logistique Summit Portos de Santa Catarina: desafios e oportunidades no cenário global serão debatidos no Logistique Summit
Fascisc 19 de julho de 2024 às 15:01

Portos de Santa Catarina: desafios e oportunidades no cenário global serão debatidos no Logistique Summit

CACB aponta avanços e pendências na reforma tributária CACB aponta avanços e pendências na reforma tributária
Reforma Tributária 18 de julho de 2024 às 18:21

CACB aponta avanços e pendências na reforma tributária

Novo regime de origem do Mercosul simplifica regras e fortalece o comércio Novo regime de origem do Mercosul simplifica regras e fortalece o comércio
Comércio Internacional 18 de julho de 2024 às 15:14

Novo regime de origem do Mercosul simplifica regras e fortalece o comércio

Facerj promove seminário sobre Economia do Mar Facerj promove seminário sobre Economia do Mar
FACERJ 18 de julho de 2024 às 15:00

Facerj promove seminário sobre Economia do Mar

Facer lança o projeto Liquida Rolim, que promete movimentar diversos setores da economia local Facer lança o projeto Liquida Rolim, que promete movimentar diversos setores da economia local
Rondônia 18 de julho de 2024 às 13:51

Facer lança o projeto Liquida Rolim, que promete movimentar diversos setores da economia local

Conexão Faciap é realizado na ACIG Conexão Faciap é realizado na ACIG
Encontro 18 de julho de 2024 às 13:47

Conexão Faciap é realizado na ACIG

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Conhecimento e informação nos conecta

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel