1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / RASTRO

Unecs assina termo de cooperação com o Ministério de Ciência e Tecnologia

Sistema Rastro conta com apoio do setor de comércio e serviços para a melhoria em áreas que irão impactar o ambiente de negócios no País

28 de novembro de 2018 - 08:55

A União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unecs) assinou nesta terça-feira (27), em Brasília, um termo de cooperação com o Ministério de Ciência e Tecnologia. O objetivo é promover o desenvolvimento de um sistema integrado, chamado de Rastro, como políticas de rastreamento de produtos, veículos e mercadorias em geral no País. As aplicações abrangem áreas como transporte, logística, saúde e segurança.

Para o presidente da Unecs, Paulo Solmucci, a consequência dessas ações é o impacto direto na melhoria do ambiente de negócios no Brasil. “A inteligência deste sistema traz um aumento da competitividade incomensurável em diversas áreas e torna vários setores, inclusive o de comércio e serviços, mais produtivos e dinâmicos”, diz.

Solmucci ressaltou que o desafio da Unecs é simplificar o empreender no Brasil. “Neste sentido, a questão da logística é um tema central para o setor de comércio e serviços. Temos entidades que conhecem a dor de enfrentar diariamente a ilegalidade, os bandidos, e temos também grande inteligência em torno da logística para viabilizar custos menores. Ao final, isso deve resultar em uma melhor qualidade de produtos e serviços para toda a sociedade brasileira”.

Entre os benefícios previstos, estão a redução de custos com atividades de logística; aperfeiçoamento do controle de trânsito e de mercadorias nas fronteiras e rodovias; integração dos sistemas de segurança pública; e o incremento da arrecadação tributária.

A Unecs se junta agora a outras 15 organizações que participam do sistema Rastro. São 12 ministérios – Ciência e Tecnologia, Agricultura, Cidades, Fazenda, Defesa, Educação, Desenvolvimento, Meio Ambiente, Justiça, Transportes, Planejamento, Saúde -, além da Finep (Financiadora de Inovação e Pesquisa), Ceitec (Centro de Inteligência em Tecnologia Eletrônica Avançada) e CGU (Controladoria-Geral da União).

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Neusa Galli Fróes
    Froés berlato associadas

    Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • neusa@froesberlato.com.br
    Telefones:
    (51) 3388 6847 / (51) 9123 6847

    E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311