Imprensa
CACB MIL

Uma nova cultura para garantir parcerias de progresso

21 de outubro de 2016 às 15:45
Uma nova cultura para garantir parcerias de progresso

Uma nova cultura para garantir parcerias de progresso

Agir preventivamente no controle social dos gastos públicos é uma das formas de atuação do Observatório Social, que reúne cerca de 3 mil voluntários pela causa da justiça social em mais de 100 cidades, em 19 estados brasileiros. Formada por Observatórios Sociais (OS) e coordenada pelo Observatório Social do Brasil (OSB), a rede assegura a disseminação da metodologia padronizada para atuação dos observadores, promovendo a capacitação e oferecendo o suporte técnico, além de estabelecer as parcerias estaduais e nacionais para o melhor desempenho das ações locais.

A coordenação do OSB estima que nos últimos três anos foi possível economizar mais de R$ 1 bilhão para os cofres municipais e que, a cada ano, mais de R$ 300 milhões do dinheiro público deixam de ser gastos desnecessariamente. Ney Nóbrega Ribas, presidente do Observatório Social do Brasil, falou sobre essa metodologia ‘preventiva’ de monitoramento das compras públicas municipais – que vai desde a publicação do edital de licitação até o acompanhamento da entrega do produto ou serviço – aos mais de mil empreendedores presentes no 3. Fórum CACB Mil, no Rio de Janeiro.

Em forma de associação, o Observatório Social também promove educação fiscal, para acompanhamento pelo cidadão da aplicação dos recursos públicos gerados pelos impostos; a inserção da micro e da pequena empresa nos processos licitatórios, contribuindo para geração de emprego e redução da informalidade, bem como aumentando a concorrência e melhorando qualidade e preço nas compras públicas, entre outras ações.

“É uma nova cultura na relação do cidadão com o dinheiro público”, explica Ribas, que ressalta que a vigilância social sobre a coisa pública é dever e direito dos contribuintes, assegurando a justiça social. “Trata-se de um exercício de cidadania. Precisamos transformar indignação em atitude, valorizando a cidade onde moramos. Essa é a proposta. O desafio é assumir isso. Porque onde a proposta está instalada, lá está o Brasil que nós queremos e que nós merecemos”, concluiu.

Outras grandes ideias

Paulo Protásio, presidente da ACRio, usou o espaço para divulgar três projetos inovadores aos empresários: “O papel da ACE está exatamente nisso: influenciar com inovação e direcionar nossos associados para o caminho certo. Temos a capilaridade absolutamente necessária para isso e devemos ser a grande máquina para que passemos a funcionar em rede”.

O coordenador do Programa de Geração de Receitas e Serviços da CACB (Progerecs), Luiz Antônio Bortolin, apresentou o projeto Juntos somos um – Identidade da rede , uma forma online de transformar o universo de 2 mil 400 ACEs e 27 federações, com mais de 2 milhoes e meio de empresários associados, em um sistema efetivo e eficiente.

“Embora tenhamos toda a estrutura de organização, as gestões são independentes. Uma solução que apresentamos é oferecer a criação de uma rede de serviços empresariais com 2.400 pontos de distribuição. A proposta é colocar à disposição uma ferramenta de associativismo, com funções institucionais e de serviços, um sistema completo e funcional para permitir que todos estejam presentes na internet de modo padronizado e profissional”, disse Bortolin. A sugestão é uma identidade visual comum, com ferramentas de gerenciamento de notícias; espaço para galeria de fotos e vídeos; divulgação de produtos e serviços, com e-commerce de parceiros; informativos e publicações; gerenciador de publicidade; calendário de eventos; redes sociais; certificação digital e outros elementos.

“Não é para levar produtos e serviços que possam concorrer com nosso associados lá na ponta, é para dar oportunidade de oferecer aos pequenos os mesmo benefícios conquistados pelos grandes, pela força da negociação e da nossa capilaridade”, explicou.

Outro projeto inovador apresentado foi o Publica Lab, uma ferramenta que está sendo adotada pela ACRio e pretende ajudar na atuação das ACEs e de seus associados no ambiente de políticas públicas. Trata-se de uma forma online de identificar grupos de interesse, definir o plano de ação e ser capacitar para isso. A metodologia cria um processo transparente de associação com os stakeholders e apoia a tomada de decisão estratégica da entidade, .

Tudo é baseado na teoria que vai além da perspectiva empresa x governo, dando foco para a sociedade.

Vale do Silício nordestino

Nicola Moreira Miccione, gerente do escritório de atração de investimentos do Rio de Janeiro do Banco do Nordeste, concluiu o painel com o projeto Hubine – Hub de Inovação do Nordeste. Criado como um espaço de apoio a iniciativas inovadoras capazes de contribuir com a dinamização da economia regional, o Hubine reúne novos empreendedores e startups, gerando empregos, riqueza e valor para toda a sociedade e ajudando a dinamizar ainda mais a economia regional.

Miccione definiu que um banco público federal não pode se acomodar em simplesmente absorver demanda: “A ideia é agregar um elemento novo. O banco trouxe pra dentro da sede em Fortaleza experiências bem-sucedidas e ideias inovadoras de empresários, oferecendo apoio para que as novas empresas possam desenvolver suas tecnologias além de receber crédito”.

Últimas Notícias

Primeiro texto da Reforma Tributária é convertido em lei Primeiro texto da Reforma Tributária é convertido em lei
REFORMA TRIBUTÁRIA 17 de janeiro de 2025 às 19:07

Primeiro texto da Reforma Tributária é convertido em lei

Diário do Comércio: Simples Nacional atinge a maioridade sob ameaça Diário do Comércio: Simples Nacional atinge a maioridade sob ameaça
Economia 15 de janeiro de 2025 às 10:42

Diário do Comércio: Simples Nacional atinge a maioridade sob ameaça

Sites publicam matérias sobre entrevista do presidente da CACB Sites publicam matérias sobre entrevista do presidente da CACB
CACB na mídia 14 de janeiro de 2025 às 15:51

Sites publicam matérias sobre entrevista do presidente da CACB

Em entrevista sobre obra recém-lançada, Alfredo Cotait fala da missão de empreender Em entrevista sobre obra recém-lançada, Alfredo Cotait fala da missão de empreender
Novidade 10 de janeiro de 2025 às 18:03

Em entrevista sobre obra recém-lançada, Alfredo Cotait fala da missão de empreender

Texto precisa ser sancionado em janeiro Texto precisa ser sancionado em janeiro
REFORMA TRIBUTÁRIA 6 de janeiro de 2025 às 12:47

Texto precisa ser sancionado em janeiro

Contribuição do MEI tem novo valor; Alfredo Cotait questiona o teto Contribuição do MEI tem novo valor; Alfredo Cotait questiona o teto
SIMPLES NACIONAL 6 de janeiro de 2025 às 11:11

Contribuição do MEI tem novo valor; Alfredo Cotait questiona o teto

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel