O evento de Nivelamento de Consultores reuniu mais de 20 participantes entre os dias 13 e 15 de dezembro, em São Paulo. O treinamento capacitou os profissionais para realizar diagnósticos e planos estratégicos nas Associações Comerciais (ACEs) do Sistema CACB. A iniciativa faz parte da Melhoria da Representatividade das ACEs e vai atender 400 entidades em todo o país.
“Essa ação demonstra que a CACB tem uma ferramenta importante e que pode ajudar no fortalecimento da representatividade das ACEs. Já há algum tempo realizamos ações de elaboração de perfil e de diagnóstico, analisando áreas da entidade como finanças, processos e serviços. Temos associações e profissionais que já têm expertise na avaliação das entidades”, destacou o superintendente da CACB, Carlos Alberto Rezende.
Segundo ele, o objetivo do treinamento é capacitar as ACEs em metodologias para ofertar serviços aos associados que possam contribuir para uma atividade empresarial mais sustentável. Por isso, reforça Rezende, as ações estão alinhadas com o programa AL-Invest Verde, financiado pela União Europeia, e com o programa Empreender, que visa tornar as empresas mais competitivas por meio da organização de Núcleos Setoriais.
Entre os resultados esperados para a ação de Melhoria da Representatividade estão o aumento do desempenho organizacional das entidades, melhorias no ambiente de negócios, acesso ao crédito, formação de lideranças, tecnologia e inovação, implantação de serviços verdes e aproximação com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Outra novidade apresentada no treinamento pelo diretor de Serviços da CACB, Maurici Dias Gomes, foi o Portfólio Digital de Produtos e Serviços da CACB, que está em fase final de elaboração e traz soluções empresariais disponíveis para a rede de ACEs do país.
“A capacitação foi muito importante para nivelar as informações e conhecimentos, sanar dúvidas e acrescentar novos conteúdos. Os participantes saíram motivados e temos a certeza de que vamos fazer a diferença nas ACEs que vão participar dessa ação”, comentou o consultor da CACB Márcio Vieira. # SomosCACB