O superintendente da CACB, Carlos Rezende, participou, na última terça-feira (03), da cerimônia de posse da nova Diretoria da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Tocantins (Faciet), realizada durante o I Encontro Estadual do Associativismo no Tocantins. Na ocasião, o empresário Fabiano do Vale, foi reconduzido ao cargo para o quadriênio 2023-2027, em uma agenda que reuniu autoridades estaduais e municipais, representantes de entidades empresariais e presidentes das associações comerciais.
Durante o evento, Fabiano destacou a importância da valorização do associativismo e agradeceu pela confiança de sua reeleição para liderar a federação nos próximos quatro anos. Ele ressaltou o compromisso de fortalecer as associações comerciais e promover o crescimento econômico do Tocantins.
“É muito importante ter um evento como esse em nosso estado, isso mostra que estamos no caminho certo para fortalecer cada vez mais as associações comerciais e fomentar o comércio local. Agradeço a todos que confiaram e confiam no meu trabalho. Temos muitos projetos para trabalhar nesses quatro anos”, enfatizou o presidente.
O superintendente da CACB falou sobre a representatividade da Faciet e destacou a importância da mobilização de empresários em busca de um ambiente mais favorável ao desenvolvimento dos negócios. “Este encontro é muito importante porque demonstra a união da classe empresarial tocantinense. Trocar ideias, discutir sobre projetos, como o Programa Empreender, que é extremamente importante, e sobre a oferta serviços que podem ser disponibilizados aos empresários e garantir a sustentabilidade das entidades é um importante passo para o desenvolvimento”, declarou Rezende. Ele ministrou uma palestra sobre “a importância da participação das Associações Comerciais na defesa de um ambiente favorável ao desenvolvimento dos negócios”.
O gerente regional do Sebrae/TO, Amaggeldo Barbosa, elogiou a parceria entre o Sebrae e a Faciet, destacando o compromisso de ambas as instituições em apoiar os pequenos negócios e levar soluções aos empresários. “Os objetivos temos é atender o dono do pequeno negócio e quando essas duas instituições se unem e criam produtos, soluções e mecanismos para que cheguem até os donos do pequeno negócio, se torna uma união de forças de instituições que querem levar os empresários mais longe”, enfatizou.
A Faciet, fundada em 1991, atualmente engloba 30 municípios do Tocantins com associações instaladas e trabalha em parceria com o Sebrae/TO para reativar ou fundar novas associações em outros 20 municípios. A federação representa mais de 21 mil empresas tocantinenses e mais de 60 mil trabalhadores com carteira assinada, o que corresponde a 60% das carteiras assinadas no Tocantins em empresas filiadas às associações comerciais e, consequentemente, à Faciet.
*Com informações da Faciet