
O portal Times Brasil publicou matéria detalhada sobre o Gasto Brasil, plataforma de transparência desenvolvida pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) em parceria com a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).
Claudio Queiroz, coordenador do projeto, destacou à Times Brasil que o objetivo da plataforma é democratizar o acesso à informação. “Transparência, com navegação simples e amigável; acessível a todos”, afirmou.
Entre os destaques da ferramenta está o “mapa de calor”, que mostra quanto cada município está efetivamente gastando e investindo por cidadão. Os dados permitem comparações entre regiões e revelam desequilíbrios no investimento público.
Segundo a reportagem, em entrevista ao programa DC NEWS TALKS, Queiroz antecipou novidades: uma nova funcionalidade em fase final de desenvolvimento permitirá visualizar os gastos com Previdência e mão de obra nos três Poderes. “Com duas categorias, já visualizamos 60% do gasto público”, explicou.
Alimentado por dados do Tesouro Nacional e com base em séries históricas, o sistema projeta os gastos públicos com alta precisão e oferece ainda filtros regionais e por área.
A plataforma também identificará falhas na prestação de contas por parte de alguns governos, o que afeta diretamente o índice de transparência. A meta é transformar o Gasto Brasil em uma fonte recorrente de consulta para eleitores, jornalistas, pesquisadores e empresas.
Confira matéria na íntegra.