Imprensa
GASTOS PÚBLICOS

Temer apela a empresários para pressionar Congresso e aprovar teto

6 de outubro de 2016 às 12:49

Em busca de apoio para sua proposta de teto para os gastos públicos, o presidente Michel Temer acertou com empresários um plano para pressionar o Congresso a aprovar a medida e determinou que o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, vá à televisão defender o projeto.

No sábado (1º), véspera do primeiro turno da eleição municipal, Temer reuniu-se com empresários em São Paulo e foi informado de que entidades do setor privado publicarão anúncio nos jornais nos próximos dias defendendo a aprovação do teto de gastos.

Meirelles deverá fazer seu pronunciamento nesta quinta (6), às 20h, em rede nacional de rádio e TV. Ele vai buscar traduzir para a população a necessidade de o governo federal controlar suas contas.

A intenção do ministro é dizer que todos sabem que, quando a crise entra em casa, a família é obrigada a cortar despesas e o mesmo deve acontecer com o governo.

O ministro da Fazenda vai dizer também que a aprovação do teto dos gastos ajudará o país a recuperar sua credibilidade e a confiança dos investidores, o que permitiria a retomada do crescimento e a redução do desemprego.

A primeira versão do anúncio elaborado pelos empresários, apresentada a Temer, recebeu o título de “Teto de gastos é remédio indispensável” e terá a assinatura de entidades de representação empresarial, entre elas as federações das indústrias de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Além do anúncio, empresários também prometem entrar em contato diretamente com deputados para pedir apoio à proposta de emenda constitucional que cria o teto dos gastos públicos federais.

A medida limita o crescimento dos gastos à variação da inflação por um período que pode chegar a 20 anos.

Nas conversas com empresários, Temer afirmou que sua proposta funcionará como “meu Plano Real”, porque vai permitir fazer o “ajuste fiscal, combater a inflação e reduzir o desemprego no país”.

Ao citar o plano econômico que ajudou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) a se eleger em 1994, a intenção de Temer não era se referir à eleição presidencial de 2018, dizem assessores, mas à importância que o Real teve para o sucesso do governo Itamar Franco (1992-1994).

Temer tem dito que não será candidato à reeleição, por considerar que esta possibilidade inviabilizaria a aprovação no Congresso de medidas como o teto dos gastos e a reforma da Previdência.

ALTERNATIVA

Em sua primeira versão, o anúncio dos empresários diz que a “economia brasileira está doente” porque o governo “gasta mais do que arrecada”. Segundo eles, isso gerou quebradeira de empresas e 12 milhões de desempregados.

Os empresários dizem que “não há alternativa” para solucionar a crise a não ser impor um limite aos gastos públicos e fazer o que as pessoas e empresas já fazem: “gastar só o que arrecada”. O texto termina afirmando que todos devem isso a seus “filhos, netos e à nação brasileira”.

O governo quer que a proposta do teto seja votada nesta quinta pela comissão especial da Câmara dos Deputados criada para analisá-la, no mesmo dia em que irá ao ar o pronunciamento de Meirelles.

No domingo (9), Temer planeja reunir cerca de 400 deputados governistas, em jantar no Palácio da Alvorada, para convencê-los a aprovar no dia seguinte, no plenário da Câmara, a emenda constitucional em primeiro turno.

A meta do governo é concluir a votação na Câmara ainda neste mês, dando tempo para que o Senado vote a medida antes do fim do ano.

Fonte: Folha de S. Paulo

Últimas Notícias

Para o presidente da FACISC, criação do dia do associativismo fortalece o desenvolvimento do país Para o presidente da FACISC, criação do dia do associativismo fortalece o desenvolvimento do país
COOPERAÇÃO 13 de junho de 2025 às 13:50

Para o presidente da FACISC, criação do dia do associativismo fortalece o desenvolvimento do país

Painel Gasto Brasil passa a informar despesa pública por habitante Painel Gasto Brasil passa a informar despesa pública por habitante
TRANSPARÊNCIA 13 de junho de 2025 às 08:48

Painel Gasto Brasil passa a informar despesa pública por habitante

O Poder da Rede no Rio Grande do Sul O Poder da Rede no Rio Grande do Sul
Melhoria da representatividade 12 de junho de 2025 às 16:17

O Poder da Rede no Rio Grande do Sul

Agência DC News entrevista Claudio Queiroz sobre o Gasto Brasil Agência DC News entrevista Claudio Queiroz sobre o Gasto Brasil
Na mídia 12 de junho de 2025 às 15:40

Agência DC News entrevista Claudio Queiroz sobre o Gasto Brasil

“Associativismo é o motor do empreendedorismo e do desenvolvimento do Brasil”, afirma presidente da ACP “Associativismo é o motor do empreendedorismo e do desenvolvimento do Brasil”, afirma presidente da ACP
ASSOCIATIVISMO 12 de junho de 2025 às 13:13

“Associativismo é o motor do empreendedorismo e do desenvolvimento do Brasil”, afirma presidente da ACP

CACB defende equilíbrio fiscal e previsibilidade de normas CACB defende equilíbrio fiscal e previsibilidade de normas
LIBERDADE ECONÔMICA 11 de junho de 2025 às 16:34

CACB defende equilíbrio fiscal e previsibilidade de normas

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro.

Todos serviços

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel