A pandemia do novo coronavírus atingiu pequenos negócios no País. Para ajudar micro e pequenos empresários a continuarem no mercado, respeitando as medidas de distanciamento social, a ideia é apostar em inovação, com a ajuda das startups.
O Ministério da Economia, com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Associação Brasileira de Startups (ABStartups), promove encontros virtuais em busca de ideias inovadoras.
“Nesse momento de pandemia que estamos passando, tanto as empresas tradicionais como as startups estão tendo seus negócios impactados. E, para isso, elas vão precisar se adaptar ou se reinventar para poder manter e ampliar sua base de clientes e também manter seus colaboradores engajados”, avaliou o coordenador de empreendedorismo inovador do Ministério da Economia, Rafael Wandrey.
Ele explicou que as apresentações voltadas às pequenas empresas envolvem temas como gestão e logística. “Além das apresentações ligadas à área de saúde, agora começamos realizar as apresentações ligadas à solução para micro e pequenas empresas. Realizamos uma ligada a vendas online e delivery logística, e nas próximas semanas teremos outras ligadas à área de finanças, gestão de pessoas e gestão de fornecedores”, detalhou.
Uma das ideias apresentada em um dos encontros virtuais foi a de um armário inteligente que atua como ponto de armazenamento, trânsito e quarentena de produtos e objetos. O produto reduz o contato físico no processo de entrega e, assim, o risco de contaminação.
Outra ideia foi uma plataforma multicanal de transformação digital para diversos segmentos do varejo. A startup oferece um aplicativo de pedido e fidelidade para restaurantes e lanchonetes que permite a digitalização do atendimento nas lojas e também nas entregas em domicílios e retirada de pedidos em balcão.
Em uma das edições, startups de saúde apresentaram a instituições públicas e privadas envolvidas no enfrentamento do novo coronavírus produtos, serviços e tecnologias inovadoras como testes rápidos e monitoramento.
Para participar da iniciativa, basta se cadastrar no site do Inovativa Brasil. Os encontros virtuais vão acontecer até o final de maio.
Fonte: Gov.br