1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Login
Redes Sociais
Portal Empreender
Empreender
Home / Sobre o Empreender

Sobre o Empreender

O Empreender é um programa da CACB, em parceria com o SEBRAE, que visa ao fortalecimento da micro e pequena empresa ao reunir empresários de um mesmo município nos chamados núcleos setoriais. Neles, os empresários discutem seus problemas e buscam soluções conjuntas com apoio de um profissional vinculado à entidade empresarial.

O programa funciona no Brasil há mais de 20 anos, tendo atendido aproximadamente 70 mil empresas em todas as unidades federativas, e já foi premiado internacionalmente como um dos melhores projetos para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas, pelo ICC (International Chambers of Commerce), em Paris.

O que reflete com fidelidade o espírito do Programa é a forma de associativismo que ele propõe. Por ela, ninguém é obrigado a participar de um núcleo setorial. O convencimento vem pela nova visão de parceria, na qual o concorrente, longe de ser um competidor, é um cooperador de seu concorrente. E ainda com um diferencial: todos ganham.

 

EMPREENDER COMPETITIVO

“O mundo no qual estamos vivendo passa por profundas transformações a todo o momento. Nos últimos anos, desapareceram as locadoras de vídeo. Os jovens de hoje passam mais tempo nas plataformas digitais e raramente assistem as redes de TVs abertas, que estão sendo obrigadas a se adaptarem ao atual momento. Isto afeta a forma as empresas de publicidade e marketing, os produtores independentes e uma infinidade de empresas que orbitam nessa área.  TVs por assinatura estão perdendo assinantes, que estão optando  por serviços de streaming como os ofertados pela Netflix, permitindo ao usuário assistir filmes e séries  na TV, nos smartphones, computadores em qualquer dia e na hora em que desejarem. Com a incorporação do GPS nos smartphones, os fabricantes desses aparelhos viram suas vendas despencarem. Mesmo em viagens internacionais, é mais barato e prático comprar um chip de telefone móvel que alugar um GPS. 

Essa dinâmica afeta muito a vida das MPEs cujos recursos são limitados. Recursos financeiros e recursos humanos. Somada às dificuldades econômicas que vive o país, o problema pode comprometer a sobrevivência das empresas.

O Empreender Competitivo surge como uma oportunidade para as empresas se fortalecerem no mercado. A união com outras empresas, o acesso a recursos para  desenvolvimento de capacitações, pesquisas, consultorias e a facilidade de acesso às entidades de apoio às MPEs são oportunidades que as empresas podem encontrar no Competitivo.”

Carlos Rezende, Coordenador executivo da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB)

 

EMPREENDER COMPETITIVO 2017-2019

Em 8/9/2017, foi divulgado o edital do Empreender Competitivo 2017-2019. O programa é direcionado para núcleos setoriais que, em geral, tenham ao menos 18 meses de atuação. A ideia é impulsionar os grupos que já estão em fase de autossustentabilidade. As propostas foram avaliadas pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O edital e os demais arquivos vinculados foram lançados na área de arquivo do Portal do Empreender.

O Empreender Competitivo é uma excelente oportunidade para as empresas que necessitam de apoio para desenvolver ações que melhorem a sua competitividade. Dentre essas ações estão consultoria para a melhoria dos processos, capacitação dos presidentes e funcionários, participação de visitas técnicas, certificações, participação em missões, marketing, estudo de mercado, entre outras.

 

EDIÇÕES ANTERIORES

Em 2015, encerrou-se a 3ª edição do Empreender Competitivo. Já foram aplicados mais de R$30 milhões de recursos que beneficiaram milhares de empresas em todas as regiões do Brasil.

A última edição, 2013-2015, atendeu 1.400 empresas em 96 projetos. Mesmo com um cenário adverso, cerca de 86% dos projetos alcançaram ao menos um resultado previsto, dentre três informados. Alguns empreendimentos viram o faturamento aumentar em 30%.

As empresas participantes do Empreender Competitivo vêm constantemente recebendo o prêmio MPE Brasil. O prêmio é uma iniciativa do Movimento Brasil Competitivo, com o apoio do SEBRAE e é fornecido às empresas que se destacaram na gestão.

Fortalecendo a micro e pequena empresa

O Empreender é um programa da CACB, em parceria com o SEBRAE, que reune empresários de um mesmo município nos chamados núcleos setoriais. Neles, os empresários discutem seus problemas e buscam soluções conjuntas com apoio de um profissional vinculado à entidade empresarial.

Saiba mais +

Projetos Apoiados

Selecione um segmento para a visualização dos projetos organizados por cidades.

Selecionar Segmento
O Empreender é um programa da CACB, em parceria com o SEBRAE, que visa o fortalecimento da micro e pequena empresa ao reunir empresários de um mesmo município nos chamados núcleos setoriais. Neles, os empresários discutem seus problemas e buscam soluções conjuntas com apoio de um profissional vinculado à entidade empresarial.