CACB

  1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Internacional /

Sequa e CACB definem realização de encontro internacional no Brasil

23 de fevereiro de 2017 - 18:11

 

Nos dias 20 e 21 de fevereiro, em Brasília, a Sequa, organização alemã que apoia o desenvolvimento de entidades internacionais de negócios, e a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) discutiram a metodologia de núcleos setoriais, adotada pelo programa Empreender, com a proposta de trocar experiências e levar novidades para os outros 17 países participantes do programa AL-invest 5.0.

A Sequa e a CACB são parceiras no desenvolvimento do AL-Invest 5.0, programa de cooperação internacional financiado pela União Europeia, que visa a promover a internacionalização e alavancar a produtividade de dezenas de milhares de micro, pequenas e médias empresas (MPEs) da América Latina.

Estiveram presentes na reunião a diretora de projetos da Sequa, Veronique Chavane, o consultor especialista em núcleos internacionais, Jordi Castán, o coordenador nacional do Empreender, Carlos Rezende, e os consultores da CACB, Renato Rossi e Yonara Medeiros.

Foram debatidos mecanismos de gestão, diferenças de indicadores, planos de ação e métodos de acompanhamento dos núcleos.  Também foi abordada a sustentabilidade e a continuidade dos núcleos setoriais após a conclusão do AL-Invest.

Segundo Jordi Castán, o compartilhamento de metodologia e de ferramentas de gestão enriquece as duas organizações: “O resultado é muito positivo. A CACB, hoje, é a organização que mais tem experiência em núcleos no mundo e a Sequa tem uma experiência internacional muito ampla. O mais importante é o espírito de cooperação, o desprendimento e a disposição para aprender das duas partes”.

A Diretora de Projetos da Sequa, Veronique Chavane, completa: “A CACB tem experiência de 25 anos com núcleos setoriais e implementou sua metodologia em nível nacional com o Programa Empreender. O intuito do encontro é fomentar a troca de sinergias e mostrar a experiência do Brasil para os outros países envolvidos no programa”.

Yonara Medeiros, consultora da CACB, reforça a importância da aproximação entre as entidades: “É interessante trabalharmos juntos para que consigamos encontrar uma metodologia padrão em relação a núcleos setoriais e, quem sabe assim, cheguemos a um processo internacional padronizado de atuação”.

Para o consultor Renato Rossi, o encontro foi muito produtivo: “Afinamos a convergência de pontos de vista e a possibilidade de contribuição. O próximo passo agora é estabelecer atividades e objetivos mais explícitos para dar continuidade a esse trabalho conjunto”, conclui.

Encontro em 2017

Em outubro de 2017, um encontro internacional vai reunir no Brasil, em Foz do Iguaçu, paralelamente ao Encontro do Empreender, consultores de núcleos setoriais de todos os países do AL-Invest 5.0, para discutir o andamento e a evolução

“Será uma oportunidade de esses consultores interagirem e conhecerem a realidade brasileira. Mas também é uma chance de nós conhecermos o que está sendo feito lá fora, do México até o Chile, as dificuldades, além de muita coisa interessante que pode ser trazida para o Brasil”, explica Carlos Rezende, coordenador executivo da CACB.

Está previsto um estande com “cases do Empreender no Brasil”, que servirá para que consultores, presidentes de ACEs, executivos e empresários possam repassar sua experiência de núcleos setoriais aos demais países.

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311