O Seminário Economia do Mar será realizado nesta quarta-feira (6), às 10h, em Brasília, com participação híbrida. Organizado pela CACB e pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio de Janeiro (Facerj), o evento vai debater estratégias associativistas voltadas ao desenvolvimento local com foco na economia marítima. Além do presidente da CACB, Alfredo Cotait Neto, também farão palestras representantes da Marinha do Brasil, Sebrae, Petrobras e parlamentares.
Essa iniciativa visa promover um diálogo estratégico entre setores que podem impulsionar a chamada “Economia do Mar” no Brasil. Este setor tem um vasto potencial de crescimento e geração de empregos, principalmente nas regiões costeiras, que concentram grande parte da população e do PIB do país.
A “Economia do Mar” ou “Economia Azul” abrange atividades relacionadas aos recursos marítimos como pesca, exploração de petróleo, transporte e turismo costeiro, sempre com foco na sustentabilidade. No Brasil, esse setor é de extrema relevância econômica: aproximadamente 95% do petróleo, 80% do gás natural e 45% do pescado do país são provenientes do mar. Além disso, 95% do comércio exterior nacional utiliza vias marítimas, ressaltando a importância estratégica dessas atividades para a economia brasileira.
O evento da CACB é uma oportunidade para debater o futuro da economia do mar e reforçar a importância de uma gestão equilibrada que valorize o mar como ativo econômico e respeite seu valor ecológico.
Em agosto ocorreu a primeira edição do Seminário Economia do Mar, no Rio de Janeiro, que atraiu mais de 600 participantes.
Para participar acesso o link.
Confira a programação completa: