1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / CHAMA EMPREENDEDORA

Sebrae prepara pequenos negócios para exportar nas Olimpíadas Rio 2016

16 capitais brasileiras estão recebendo o evento que visa preparar pequenos negócios para exposição no Rio de Janeiro (RJ)

28 de abril de 2016 - 19:48

Como preparação para as Olimpíadas Rio 2016, a tocha olímpica estará percorrendo 329 cidades brasileiras, entre maio e agosto. O Sebrae aproveita a oportunidade para disseminar a cultura de exportação entre os pequenos negócios promovendo o Workshop Chama Empreendedora, em 16 capitais brasileiras. O objetivo é capacitar e selecionar empresários de pequenos negócios para a exportação de seus produtos e serviços durante as Olimpíadas Rio 2016. Em Belém, o evento foi nesta quinta-feira, 28 de abril, na Associação Comercial do Pará (ACP). Os empreendimentos paraenses selecionados poderão ter seus produtos e serviços expostos no Rio de Janeiro, durante as Olimpíadas Rio 2016.

A Chama Empreendedora iniciou sua viagem em Fortaleza e em seguida passou por  Manaus, Salvador, Goiânia, Recife, Curitiba, Florianópolis e Belo Horizonte. Amanhã, sexta-feira (29), será a vez de Vitória receber o evento. Em seguida, a Chama ainda passa por São Paulo, Maceió, Cuiabá, Brasília, Porto Alegre e, por fim, Rio de Janeiro.

Cidades-Chama3

Chama Empreendedora

O projeto Chama Empreendedora foi criado dentro do projeto Sebrae no Pódio, desenvolvido pelo Sebrae do Rio de Janeiro com o apoio do Sebrae Nacional. Esse projeto faz parte de um conjunto de ações comuns entre instituições para promover os pequenos negócios, através de promoção comercial e acesso a novos mercados nacionais e internacionais, criando uma grande oportunidade de divulgação, negócios e networking. É realizado graças à parceria entre Sebrae, Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRio), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Correios, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX) e Associações Comerciais nos estados.

A Chama Empreendedora inaugura um movimento de retomada do crescimento e desenvolvimento do país, a partir do protagonismo dos empresários, do associativismo dos municípios, de suas regiões metropolitanas e da união de esforços entre diversos agentes para a Promoção da Cultura de Exportação e conquistas dos mercados internacionais. O objetivo central é aproveitar a visibilidade da passagem da tocha olímpica para promover a cultura exportadora e a conquista de mercados internacionais pelos pequenos negócios.

Durante os workshops em todo o país serão repassados aos empresários de pequenos negócios todos os critérios que terão de cumprir para que possam comercializar durante as olimpíadas de 2016. O Sebrae no Pará e a ACP realizaram também o cadastro das empresas interessadas em participar. Na triagem, essas empresas passarão por uma verificação de sua aptidão para sua participação. Mesmo as não aptas serão acompanhadas pelo Sebrae para que possam ter acesso a outros mercados.

O workshop é aberto a qualquer empresa. No entanto, as selecionadas para vender durante as olimpíadas terão que atender a determinados critérios, como: sua maturidade exportadora, o oferecimento de produtos que incorporem aspectos culturais, produtos que tenham insumos tipicamente regionais, produtos com indicação geográfica, apelo socioambiental e seu caráter inovador.

Visibilidade – Com base no cadastro realizado durante o workshop, serão selecionadas as empresas que vão compor um catálogo que será disponibilizado em versões física e virtual, para exposição de produtos brasileiros em mercados nacionais e internacionais. A relação contará com resumo do perfil do estado (histórico e potencial de exportação) e lista de empresas por estado (com perfil da empresa e especificação do produto). Além disso, os produtos selecionados serão expostos em área privilegiada no Museu do Amanhã, na região portuária da cidade do Rio de Janeiro (RJ), durante e após os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

 

Tocha

Entre maio e agosto, a tocha olímpica Rio 2016 estará percorrendo 329 cidades do Brasil. Em Belém, sua passagem está prevista para o dia 15 de junho. O Sebrae organizou o workshop com antecedência de quase dois meses para que possa haver tempo de selecionar os empresários que estejam interessados em ir para o Rio de Janeiro, em agosto, fazer parte do espaço de venda de produtos e serviços que a ACRio estará promovendo durante as Olimpíadas 2016.

A tocha já foi acesa no dia 20 de abril, no Templo de Hera, na cidade grega de Olímpia, onde eram realizados os Jogos na Antiguidade. A cerimônia para acender a tocha olímpica abre a contagem regressiva para os Jogos Olímpicos. Tradicionalmente, esse revezamento começa 100 dias antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos. Da Grécia, a chama Olímpica viaja até o Brasil, onde começa a trilhar o seu caminho rumo ao Rio de Janeiro, sua parada final.

A essência do revezamento é passar a chama Olímpica de um condutor da tocha para outro, envolvendo todo o país no clima dos Jogos.

Fonte: Associação Comercial do Pará

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311