O Sebrae está com uma chamada interna de projetos em aberto. São recursos totais de até R$ 4,6 milhões para apoiar projetos elaborados pelas unidades estaduais do Sistema Sebrae, com execução em até 24 meses. A iniciativa vai contemplar projetos em pelo menos 15 estados, com o objetivo de colaborar para a melhoria do desempenho das cooperativas financeiras com participação de pequenos negócios, ampliar a oferta de crédito ao segmento e aprimorar a gestão financeira das micro e pequenas empresas associadas às cooperativas participantes.
A Chamada Interna 01/2017 é uma espécie de edital no âmbito do Sistema SEBRAE. Os projetos são submetidos pelas unidades estaduais e podem ter parceiros externos, mediante compromisso formal com assinatura de termo de adesão e/ou acordo de resultados.
O primeiro prazo de envio de projetos se encerrou em abril e três estados (Maranhão, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais) já se anteciparam. A segunda rodada de apresentação dos projetos ocorre nos meses de junho a agosto de 2017.
O aporte do Sebrae será de até R$ 400 mil por projeto e as cooperativas, junto com as respectivas unidades do Sebrae nos estados e outros parceiros, devem arcar com 50% do valor total necessário para a realização. É esperado o envolvimento de mais de 200 cooperativas em nível nacional.
“As cooperativas são uma alternativa de prestação de serviços financeiros em condições mais favoráveis aos pequenos negócios. O apoio do Sebrae é decisivo para que as cooperativas financeiras aprimorem sua gestão de modo a facilitar o acesso a crédito e outros serviços a um custo menor, com menos burocracia e mais agilidade, favorecendo os pequenos negócios que delas participam”, afirma a Diretora Técnica do Sebrae, Heloisa Menezes.
Além de valorizar as boas práticas das cooperativas financeiras, a execução dos projetos vai envolver a capacitação de dirigentes, técnicos e gestores das cooperativas que, nos estados, são responsáveis pelo desenvolvimento do cooperativismo financeiro com pequenos negócios associados. As cooperativas vão participar também de cursos, consultoria, visitas técnicas, rodada de negócios etc.
“As Associações Comerciais e Empresariais são bem vindas como parceiras nos projetos. Em muitos Estados já existe um relacionamento bem estreito entre Sebrae, Associações Comerciais e Cooperativas Financeiras. Em outros Estados essa parceria tripartite está se desenvolvendo e os projetos da Chamada Interna representam uma boa oportunidade para intensificar este relacionamento. Para aderirem aos projetos os Dirigentes das Associações Comerciais devem procurar as Diretorias e/ou Interlocutores de Acesso a Serviços Financeiros nas unidades Estaduais do Sistema Sebrae.”, informou Weniston Ricardo, Analista do Sebrae e Coordenador Nacional do projeto Cooperativismo Financeiro para Pequenos Negócios.
A chamada está disponível no link http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/chamada_projetos?vgnextrefresh=1