1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / CHAMA EMPREENDEDORA

Saída da crise é pela exportação

Projeto Chama Empreendedora, em passagem por Brasília, ofereceu consultoria gratuita a empresários que buscam exteriorização

06 de maio de 2016 - 18:03

Empreendedores interessados em exportar e aumentar receita participaram de palestras com representantes de entidades ligadas ao comércio internacional nesta sexta-feira (6). O encontro, que ocorreu na Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF), em Brasília, contou com a presença de representantes dos Correios, Banco do Brasil, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e Sebrae, para dar instruções sobre como exportar.

Paulo Protasio, presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRio), acredita que o projeto favoreça o reaquecimento da economia e tornará empresários mais lucrativos, trazendo novas oportunidades de negócio. “Quando você tem a oportunidade de uma grande exposição externa, que é o caso das Olimpíadas, quanto produtos conseguirmos expor, mais chances de fazer negócios”, afirmou.

A iniciativa conta com diagnóstico da realidade local, desafios, potencialidades e tendências globais, workshops e consultoria para capacitação e qualificação das empresas. “É um compromisso que o país tem para garantir uma posição externa cada vez mais expressiva por parte da produção brasileira”, define Protasio.

A ação faz parte do projeto Chama Empreendedora, idealizado pela ACRio e pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB). Inspirada no revezamento do símbolo dos Jogos, que vai passar por 329 cidades, atraindo os olhares do planeta para a economia dessas regiões, a Chama Empreendedora vai percorrer 16 associações comerciais divulgando o Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) do MDIC, o Projeto Sebrae no Pódio, do Sebrae Nacional, e o Programa Exporta Fácil dos Correios.

O circuito da Chama Empreendedora teve início em 8 de abril, em Fortaleza (CE), e já passou por Manaus (AM), Recife (PE), Salvador (BA), Cuiabá (MT), Maceió (AL), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), São Paulo (SP), Vitória (ES), Florianópolis e Goiânia (GO). O projeto ainda passa por Porto Alegre (RS), em 10 de maio, e Rio de Janeiro (RJ), no dia 13.

George Pinheiro, presidente da CACB, participou da abertura do evento. “Tenho certeza de que esse trabalho irá somar muito aos empresários brasileiros”, disse.

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311