Trezentas pessoas se inscreveram para tentar vaga como consultor para a implementação do programa Empreender em 46 municípios que fazem parte do projeto Brasil Sustentável. Desse total, 22 foram selecionados e serão contratados pela CACB para atuar em 24 municípios, como por exemplo Crato, no Ceará, e Altamira, no Pará. Para os municípios que ainda não foram atendidos com a efetivação de um consultor, haverá uma segunda chamada de seleção.
A 1 ª seleção ocorreu conforme o Termo de Referência 236/2024 divulgado em 05/07/2024 e visa a contemplar cidades dos estados das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste.
Para começar as atividades, os selecionados farão, de forma virtual, o Curso de Formação de Consultores. No primeiro dia de outubro será realizada uma reunião com a tutora do curso, Liamara Andrade Stuermer.
Os trabalhos serão desenvolvidos priorizando ações previstas nos programas Brasil Sustentável e AL-INVEST Verde. Entre as atividades, estão o apoio `a criação de núcleos setoriais definidos pelas associações comerciais e empresariais; a mobilização de empresários para formação dos núcleos; a coordenação das ações; a participação nos cursos do Empreender e a realização de pesquisas. O contrato terá validade por 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período.
Segunda chamada
Para os 22 municípios que não tiveram a efetivação do consultor selecionado, foi divulgado um novo Termo de Referência 336/2024 com a 2ª chamada de seleção dos consultores. O prazo para inscrição dos candidatos começa nesta segunda-feira (23/09) e vai até o dia 30/09. Ela dever ser feita no seguinte endereço: https://empreender.cacbempreenderapp.org.br/inscricoes
Para trabalhar no programa é desejável ter experiência anterior mínima de dois anos em projetos voltados para a promoção do empreendedorismo, associativismo, sustentabilidade, políticas públicas, desenvolvimento de empresas ou de capacitação de profissionais. O contratado deverá ter preferencialmente nível superior e é desejável formação nas áreas de Administração, Economia, Ciências Políticas, Direito, Ciências do Ambiente ou áreas correlatas.
Programa Empreender
O programa Empreender é desenvolvido pela CACB desde a década de 90 e já atendeu mais de 100 mil empresários. Atualmente está sendo implementado em diversas associações comerciais. Ele é realizado em parceria com o Sebrae e tem como meta o fortalecimento das micro e pequenas empresas. Ele consiste na união dos empresários em pequenos núcleos de um mesmo segmento como, por exemplo, panificação, artesanato, confecção. Com a ajuda de um consultor, os próprios empresários discutem suas dificuldades e buscam soluções em conjunto, fortalecendo o setor na sua região.