Porto Velho (RO) é a nona cidade a ser atendida pelo programa O Poder da Rede, iniciativa da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) com o Sebrae, com foco no desenvolvimento das entidades empresariais do sistema.
Durante os dias 18 e 19 de julho, foram realizadas as capacitações dos executivos e as sensibilizações dos presidentes, que visam a um atendimento cada vez mais eficiente e assertivo para o empresariado e a melhoria da representatividade da federações e de doze associações rondonienses.
O programa, que utiliza a metodologia do Empreender, é dividido em quatro módulos que tratam da cultura associativista, de gestão, desenvolvimento local e prestação de serviços. Entre os temas, é abordado o AL-Invest Verde, um programa da confederação, liderado pela sequa e financiado pela União Europeia, que busca promover o crescimento sustentável e a criação de empregos na América Latina. Para isso, investe em projetos e inovações que favoreçam uma economia circular e de baixo carbono. O objetivo de fortalecer a competitividade das micro e pequenas e empresas, promovendo o desenvolvimento econômico na região, por meio de práticas sustentáveis.
“Foi um grande sucesso essa etapa do evento de fortalecimento e representatividade. Estamos contentes com participação de todos e com os resultados já obtidos, foi um divisor de águas para as ACEs presentes. Acredito que essa foi uma iniciativa importante para o fortalecimento do associativismo em Rondônia”, destacou o presidente da Facer, Marco Cesar Kobayashi.
O programa Empreender é desenvolvido pela CACB e já atendeu mais de 100 mil empresários. Atualmente está sendo implementado em diversas associações comerciais. A metodologia busca o fortalecimento das micro e pequenas empresas: consiste na união dos empresários em pequenos núcleos de um mesmo segmento, para aumentar a competitividade por meio da parceria.