Imprensa
REPRESENTATIVIDADE

Rio Grande do Norte tem lançamento de programa de Fortalecimento das ACEs

Iniciativa pretende aumentar a representatividade de entidades do Sistema CACB

7 de março de 2024 às 17:11

O Rio Grande do Norte recebeu nesta quinta-feira (7/3) o evento de lançamento do Programa de Fomento ao Crescimento e Fortalecimento das ACEs do Sistema CACB. Cerca de 20 dirigentes e executivos participaram da reunião por videoconferência. O vice-presidente da Micro e Pequena Empresa da CACB e presidente da Federação do RN (Facern), Itamar Manso, comentou que o projeto foi criado a partir de discussões internas para melhorar a representatividade, identificar fragilidades e necessidades de melhorias no Sistema CACB. Ele destacou que a ideia é valorizar as associações.

“Temos uma nova CACB, com um novo olhar para as ACEs. Hoje, temos a oportunidade de fazer a diferença nas associações. Convoco a todos para essa oportunidade de participar de um projeto transformador”, assinalou o vice-presidente. Ele apontou ainda que um dos focos do programa é fomentar e fortalecer a capacidade das empresas e entidades em produzir e gerir projetos que contribuam para o aumento da competitividade.

O superintendente da CACB, Carlos Alberto Rezende, lembrou da importância histórica do papel das ACEs nos estados e defendeu a necessidade de reposicionamento para atender melhor as empresas associadas. “Entendemos que as particularidades locais são importantes, mas também acreditamos que muitas dificuldades podem ser superadas a partir da adaptação e de novas práticas que agregam valor às associações”, observou Rezende.

O consultor do projeto, Marcio Vieira, que coordena a iniciativa, lembrou de projetos realizados na região, como o Capacitar Nordeste, e explicou as diretrizes e etapas do programa. “Vamos falar de boas práticas, do que dá certo, além de buscar atalhos e estratégias respeitando as particulares e culturas regionais”, reforçou. Ele complementa dizendo que ao prestar serviços relevantes, a associação passa ser reconhecida e, consequentemente, há melhoria na representatividade.

“Temos um programa com estrutura, conhecimento e know how da CACB para transformar as associações em entidades mais representativas e sustentáveis, sendo reconhecidas em suas cidades”, destacou o consultor do projeto para o RN, Clauber Araujo. Ele lembrou que o programa não é “engessado” e irá trabalhar de acordo com as necessidades e contextos locais.

Etapas

A primeira etapa do programa é o diagnóstico organizacional que avalia o nível de desempenho da entidade. O preenchimento do documento será feito pelo responsável pelo projeto na ACE por meio de uma plataforma desenvolvida pela CACB.

A segunda etapa engloba o evento de sensibilização dos presidentes para discutir estratégias, boas práticas, troca de experiências e apresentação de cases, e a capacitação para executivos.

Com base no diagnóstico, a terceira etapa irá elaborar o planejamento estratégico das entidades por meio de oficinas com orientação de consultores. “É nessa etapa que haverá o consenso sobre as estratégias e a viabilidade do que será feito nas entidades, assim como o monitoramento das atividades e resultados”, explica o consultor Marcio Vieira.

Últimas Notícias

Banco Central aumenta taxa básica de juros da economia Banco Central aumenta taxa básica de juros da economia
Economia 19 de setembro de 2024 às 17:02

Banco Central aumenta taxa básica de juros da economia

Entidades nacionais de comércio, consumo e varejo divulgam manifesto sobre o impacto das “Bets” na sociedade Entidades nacionais de comércio, consumo e varejo divulgam manifesto sobre o impacto das “Bets” na sociedade
Manifesto 19 de setembro de 2024 às 15:02

Entidades nacionais de comércio, consumo e varejo divulgam manifesto sobre o impacto das “Bets” na sociedade

Apenas 44 municípios de São Paulo têm a Lei da Liberdade Econômica funcionando de fato Apenas 44 municípios de São Paulo têm a Lei da Liberdade Econômica funcionando de fato
Federação 19 de setembro de 2024 às 11:55

Apenas 44 municípios de São Paulo têm a Lei da Liberdade Econômica funcionando de fato

“Pílulas” de contabilidade nas redes sociais “Pílulas” de contabilidade nas redes sociais
Sistema 18 de setembro de 2024 às 16:45

“Pílulas” de contabilidade nas redes sociais

Brasil 61 publica texto com posicionamento da CACB em relação ao Simples Nacional Brasil 61 publica texto com posicionamento da CACB em relação ao Simples Nacional
CACB na mídia 18 de setembro de 2024 às 10:16

Brasil 61 publica texto com posicionamento da CACB em relação ao Simples Nacional

Reoneração da folha de 17 setores da economia começa em 2025 Reoneração da folha de 17 setores da economia começa em 2025
Tributos 18 de setembro de 2024 às 09:05

Reoneração da folha de 17 setores da economia começa em 2025

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Conhecimento e informação nos conecta

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel