O Rio Grande do Norte recebeu nesta quinta-feira (7/3) o evento de lançamento do Programa de Fomento ao Crescimento e Fortalecimento das ACEs do Sistema CACB. Cerca de 20 dirigentes e executivos participaram da reunião por videoconferência. O vice-presidente da Micro e Pequena Empresa da CACB e presidente da Federação do RN (Facern), Itamar Manso, comentou que o projeto foi criado a partir de discussões internas para melhorar a representatividade, identificar fragilidades e necessidades de melhorias no Sistema CACB. Ele destacou que a ideia é valorizar as associações.
“Temos uma nova CACB, com um novo olhar para as ACEs. Hoje, temos a oportunidade de fazer a diferença nas associações. Convoco a todos para essa oportunidade de participar de um projeto transformador”, assinalou o vice-presidente. Ele apontou ainda que um dos focos do programa é fomentar e fortalecer a capacidade das empresas e entidades em produzir e gerir projetos que contribuam para o aumento da competitividade.
O superintendente da CACB, Carlos Alberto Rezende, lembrou da importância histórica do papel das ACEs nos estados e defendeu a necessidade de reposicionamento para atender melhor as empresas associadas. “Entendemos que as particularidades locais são importantes, mas também acreditamos que muitas dificuldades podem ser superadas a partir da adaptação e de novas práticas que agregam valor às associações”, observou Rezende.
O consultor do projeto, Marcio Vieira, que coordena a iniciativa, lembrou de projetos realizados na região, como o Capacitar Nordeste, e explicou as diretrizes e etapas do programa. “Vamos falar de boas práticas, do que dá certo, além de buscar atalhos e estratégias respeitando as particulares e culturas regionais”, reforçou. Ele complementa dizendo que ao prestar serviços relevantes, a associação passa ser reconhecida e, consequentemente, há melhoria na representatividade.
“Temos um programa com estrutura, conhecimento e know how da CACB para transformar as associações em entidades mais representativas e sustentáveis, sendo reconhecidas em suas cidades”, destacou o consultor do projeto para o RN, Clauber Araujo. Ele lembrou que o programa não é “engessado” e irá trabalhar de acordo com as necessidades e contextos locais.
Etapas
A primeira etapa do programa é o diagnóstico organizacional que avalia o nível de desempenho da entidade. O preenchimento do documento será feito pelo responsável pelo projeto na ACE por meio de uma plataforma desenvolvida pela CACB.
A segunda etapa engloba o evento de sensibilização dos presidentes para discutir estratégias, boas práticas, troca de experiências e apresentação de cases, e a capacitação para executivos.
Com base no diagnóstico, a terceira etapa irá elaborar o planejamento estratégico das entidades por meio de oficinas com orientação de consultores. “É nessa etapa que haverá o consenso sobre as estratégias e a viabilidade do que será feito nas entidades, assim como o monitoramento das atividades e resultados”, explica o consultor Marcio Vieira.