Foto: AR Produções
Na última terça-feira (3), durante o evento #ConexiónVerde+, em Belém, a direção do AL-INVEST Verde, iniciativa da União Europeia que promove ações de sustentabilidade na América Latina, apresentou os resultados do programa a partir de três pilares: práticas empresariais verdes, políticas públicas e o uso de direitos de propriedade intelectual.
O AL-INVEST Verde é dividido em três componentes. O primeiro é voltado à orientação de micro, pequenas e médias empresas para a que adotem práticas mais sustentáveis. Sobre ele, o diretor do programa, Frank Summa destacou: “Estamos no meio do caminho, com inovações implementadas e pequenas e médias empresas cada vez mais verdes”. Além disso, ao lado da chefe de equipe, Irene Hadda, Summa apresentou os dados de 2024 para toda a América Latina:
- Mais de 2.700 empregos verdes ou digitais foram gerados e/ou mantidos;
- Mais de 31.700 MPEs foram capacitadas;
- 2324 MPEs implementaram normas, padrões e certificados de sustentabilidade, o que facilita o acesso a mercados internacionais;
- 983 MPEs estão aumentando o volume dos seus produtos comercializados;
- 1543 MPEs estão usando seus recursos de maneira sustentável;
- 9557 representantes de micro e pequenas empresas fizeram capacitação financeira;
- Mais de 1500 funcionários de organizações empresariais foram capacitados.
O segundo componente, detalhado por Emilio Calvo, diretor do programa, e Andrea Monaco, gestor sênior do programa, foca no desenvolvimento de políticas públicas para promover normas ambientais e trabalhistas. “Trabalhamos para criar estruturas inclusivas que permitam a transição para uma produção mais sustentável”, afirmou Calvo. Ele ainda acrescentou: “Em conjunto com os governos da América Latina, buscamos entender as necessidades de cada país e trazer soluções em colaboração com os países da União Europeia”. Esse esforço tem contribuído para fortalecer a sustentabilidade nas cadeias produtivas da região.
Mariano Riccheri, diretor de ação, responsável pela apresentação do terceiro componente, abordou o papel dos Direitos de Propriedade Intelectual (DPI) na promoção da inovação e competitividade. “Queremos deixar um sistema mais sólido de propriedade intelectual nessa região, que se sustente e permita que, cada vez mais, pequenas e médias empresas façam parte dele”, destacou. O programa tem incentivado a cooperação em pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias verdes, essenciais para o crescimento sustentável.
O evento segue até esta quinta-feira (5) com programação definida no site do AL-INVEST Verde. Clique aqui para conferir.
Confira as fotos do evento no Flickr da CACB: https://www.flickr.com/photos/_cacb/albums