Imprensa
RECUPERAÇÃO

Resultado do PIB é sinal de melhora na economia, diz ministro do Planejamento

Produto Interno Bruto brasileiro cresceu 1% no 1º trimestre de 2017, após 8 quedas seguidas

2 de junho de 2017 às 09:49

O ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, disse hoje (1º) que o crescimento de 1% do PIB (Produto Interno Bruto, soma das riquezas do país), é um indicador da melhora do país e que as reformas propostas pelo governo são necessárias para dar continuidade à recuperação da economia.

“Os grandes projetos que o Brasil precisa são as grandes reformas. Isto está sendo feito e já está produzindo resultados. Hoje tivemos o resultado do PIB, que é um indicador, e ontem tivemos o dado sobre o desemprego, que trouxe uma grata surpresa. É o primeiro mês, desde janeiro de 2015, que a taxa de desemprego não cresce. Não vou dizer que ela caiu, pois ainda é um número incômodo, mas flutuou de 13,7%, no mês passado, para 13,6%. Estaremos, muito em breve, falando de recuperação no mercado de trabalho”, destacou o ministro.

Oliveira participou nesta quinta-feira da posse dos novos presidentes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Paulo Rabello de Castro, e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Roberto Olinto, na sede do banco, no Rio de Janeiro.

O ministro creditou as melhoras na economia aos projetos de reformas do governo, que enviam ao mercado sinais de segurança e estabilidade econômica para os investidores. “Uma economia moderna é dirigida pelas expectativas. Nós finalmente estamos começando a enxergar os sinais da recuperação econômica. Isto não ocorre por acaso, é resultado de esforço, de decisões futuras, mas acertadas. Resultado de um governo e, em particular, do presidente Michel Temer, que poderia ter optado por um caminho mais fácil, mais suave, mas optou por enfrentar grandes desafios”, disse.

Oliveira também citou o resultado da balança comercial, que em maio teve superávit recorde. “Neste último mês, nós tivemos um saldo de US$ 7 bilhões [US$ 7,66 bilhões] na balança comercial brasileira e um evento histórico está acontecendo, o Brasil está tendo saldo positivo em transações correntes.”

Fonte: Agência Brasil

Últimas Notícias

CMEC defende no BRICS maior participação de mulheres nas decisões sobre IA CMEC defende no BRICS maior participação de mulheres nas decisões sobre IA
LIDERANÇA FEMININA 11 de setembro de 2026 às 17:21

CMEC defende no BRICS maior participação de mulheres nas decisões sobre IA

Especialistas alertam sobre impacto do split payment nos negócios Especialistas alertam sobre impacto do split payment nos negócios
REFORMA TRIBUTÁRIA 10 de setembro de 2026 às 17:09

Especialistas alertam sobre impacto do split payment nos negócios

Estadão, Folha, O Globo, CBN, Valor: Manifesto da CACB sobre o STF ganha espaço na imprensa nacional Estadão, Folha, O Globo, CBN, Valor: Manifesto da CACB sobre o STF ganha espaço na imprensa nacional
NA MÍDIA 9 de setembro de 2026 às 17:22

Estadão, Folha, O Globo, CBN, Valor: Manifesto da CACB sobre o STF ganha espaço na imprensa nacional

Entidades empresariais cobram ética e apuração de crise no STF Entidades empresariais cobram ética e apuração de crise no STF
NOTA PÚBLICA 9 de setembro de 2026 às 14:03

Entidades empresariais cobram ética e apuração de crise no STF

CACB, ACSP e Fin reúnem especialistas para debater impactos do split payment CACB, ACSP e Fin reúnem especialistas para debater impactos do split payment
AVISO DE PAUTA 9 de setembro de 2026 às 11:57

CACB, ACSP e Fin reúnem especialistas para debater impactos do split payment

Senado adia votação da PEC 6×1 para depois das eleições Senado adia votação da PEC 6×1 para depois das eleições
VITÓRIA DO ASSOCIATIVISMO 3 de setembro de 2026 às 18:50

Senado adia votação da PEC 6×1 para depois das eleições

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro.

Todos serviços

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel