1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / LIDERANÇAS

Região mineira do Médio Piracicaba recebe capacitação do projeto Transformar

Primeira capacitação foi realizada por videoconferência, nesta terça-feira (05)

05 de maio de 2020 - 16:21

Nesta terça-feira (05), a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (Federaminas), com o apoio do Sebrae, deram início à primeira capacitação de lideranças do projeto Transformar. Representantes de ACEs do Médio Piracicaba, em Minas Gerais, foram a primeira turma, que deve ser concluída no dia 19 de maio.

O objetivo da capacitação é preparar lideranças empresariais para atuarem em projetos de desenvolvimento local, abordando diversos temas, como mecanismos sociais de controle externo da administração pública, estratégias e mecanismos de estímulo à atividade empreendedora, formação e acolhimento de novas lideranças, entre outros.

Para a presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita), Cidinha Lana, o primeiro encontro do projeto foi provocador e dará às entidades uma visão macro das necessidades da região. “Vamos nos capacitar através da informação e da troca de experiência, aprendendo com quem faz”, diz.

A região do Médio Piracicaba, que abrange 17 municípios, já possuía um projeto de desenvolvimento integrado, mas que precisava de uma metodologia para que, de fato, fosse implantado. Agora, com a chegada do Transformar, o projeto deve ganhar força.

“O Transformar poderá nos direcionar para definir o protagonismo que nossa região tem. Minha expectativa é poder elaborar projetos sustentáveis e que gerem riqueza e valor para a minha cidade, Itabira, e toda a região do Médio Piracicaba”, declara Cidinha.

Para o coordenador do projeto, Eduardo Vieira, a capacitação é o primeiro passo para que as ACEs se organizem de forma estruturada, principalmente no âmbito regional. Após a etapa, a equipe do projeto atuará no acompanhamento da agenda de desenvolvimento proposta pelas lideranças. “É importante dar continuidade às ações de desenvolvimento econômico municipal e regional, principalmente no momento de crise que estamos vivenciando”, declarou.

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311