
Luís Fernando Pereira da Silva, secretário de Finanças de Rondônia, assumiu o cargo de primeiro vice-presidente do Comitê dos Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz) | Foto: divulgação
Em agosto do ano passado, a convite do então presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia (Facer), Marco Kobayashi, o governador do estado, Marcos José Rocha dos Santos, o Cel. Rocha, participou da primeira Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo da CACB.
Na ocasião, os participantes do encontro ficaram surpresos com as informações sobre o cenário econômico e o potencial do estado do Norte do país. Nessa semana, Kobayashi, reconduzido na gestão 2025-2027 como diretor secretário da CACB, comemorou de novo a força de Rondônia no cenário nacional. O secretário de Finanças do estado, Luís Fernando Pereira da Silva, foi empossado como primeiro vice-presidente do Comitê dos Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz).
O Comsefaz tem como objetivo principal promover a integração e a articulação entre as secretarias fortalecendo a gestão fiscal, financeira e tributária das unidades federativas do país. Com a Reforma Tributária em curso, o Conselho desempenha um papel fundamental de regulamentação e operacionalização.
“Essa nomeação fortalece a representação de Rondônia e da região Amazônica em nível nacional, ampliando a participação na construção da Reforma Tributária”, explicou Kobayashi. A presidente da Facer, Kelly Naahmara Rodrigues Jorge, disse ter certeza de que “Luís Fernando irá desempenhar um papel fundamental na busca por soluções equilibradas e justas para o desenvolvimento econômico dos Estados”. O novo vice-presidente do Comsefaz considera a tributação um dos pilares do desenvolvimento econômico e social do país. “Vamos trabalhar para que os interesses dos estados sejam respeitados e para que tenhamos um sistema fiscal mais justo e equilibrado”, pontuou.
Na presidência do Comsefaz foi empossado o secretário de Fazenda do Mato Grosso do Sul, Flávio César Mendes de Oliveira. A solenidade ocorreu na última terça-feira (25), na sede do Comitê, em Brasília, e contou com a presença da ministra do Planejamento, Simone Tebet, governadores, senadores e deputados.