CACB

  1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / POSSE FACESP

“Rede de Associações Comerciais será cada vez mais forte para continuar lutando pelo empreendedorismo”, afirma Cotait

Alfredo Cotait Neto tomou posse para o segundo mandato como presidente da Facesp, em evento on-line, que contou com a palestra do presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco

22 de março de 2021 - 17:47

Alfredo Cotait Neto tomou posse na manhã desta segunda-feira (22/03) para o segundo mandato como presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado São Paulo (Facesp) e da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Coitait permanecerá à frente das duas entidades no biênio 2021-2023.

Em evento on-line, que contou com uma palestra do presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, Cotait afirmou que continuará o trabalho de fortalecimento da rede de Associações Comerciais. Além de Cotait, tomaram posse os vice-presidentes das regiões administrativas (RAs) e os vice-presidentes da Diretoria Executiva da Federação.

“Nestes dois anos que temos pela frente, conto com a ajuda de todos os vice-presidentes da Facesp e os presidentes das Associações Comerciais para me ajudarem na missão de fortalecer ainda mais a nossa rede”, afirmou Cotait. “Vamos trabalhar muito para termos unidade, compreensão e conhecimento do que é a Facesp e do quão fundamental é a valorização da nossa rede, que se mostra cada vez mais forte e representativa”, destacou.

Cotait afirmou que as Associações Comerciais e todos os seus associados devem se orgulhar por terem uma rede que luta pelo associativismo e pelo empreendedorismo brasileiro de forma livre, “defendendo apenas os interesses das micro e pequenas empresas (MPEs)”. “Somos livres e temos orgulho disso. Conseguimos construir uma rede importante, forte e com capilaridade sem receber nenhum recurso do estado. Continuaremos assim, porque temos a convicção que apenas desta forma poderemos continuar representando os interesses de quem mais gera emprego e renda no País”, frisou.

“Agradeço a todos os vice-presidentes que deixaram o mandato. Vocês contribuíram muito com o crescimento da Facesp. E aos que estão assumindo agora, adianto que teremos muito trabalho pela frente e eu conto com vocês. A Facesp, que representa esta imensa rede de Associações Comerciais, será cada vez mais forte para continuar lutando pelo empreendedorismo”, garantiu Alfredo Cotait Neto”, disse.

Reeleito por unanimidade, Cotait ressaltou que continuará com o trabalho de fortalecimento das pequenas Associações Comerciais. “Nossa rede somente continuará representativa se as entidades menores puderem se desenvolver e é neste sentido que vamos continuar nos empenhando”, adiantou.

O presidente da CACB, George Pinheiro, acompanhou a cerimônia virtualmente.

Mulheres e jovens

Cotait ressaltou que a Facesp continuará empenhada em promover ações voltadas ao empreendedorismo feminino. “Cada vez mais, elas são fundamentais na geração de renda das famílias e são empreendedoras natas, mas é preciso de incentivo e capacitação”, destacou.

“Outro foco de atuação da Facesp será com os jovens. Precisamos rejuvenescer nossas Associações Comerciais e, paralelamente, capacitar os jovens para que eles tenham condições de empreender”, ressaltou Cotait.

Presidente do Senado defende um plano de ação imediato para enfrentar o saldo de quase 300 mil mortes da covid-19

Durante cerimônia de posse da nova diretoria da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), realizada nesta segunda-feira (22/03, o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), defendeu um plano de ação imediato para enfrentar um saldo de quase 300 mil mortes e a falta de insumos e de leitos de UTI, além de uma solução econômica que contemple os herdeiros da covid-19 – pessoas que estão em situação crítica devido aos efeitos da pandemia, seja pela perda do emprego ou de membros da família.

Estes foram os principais pontos da palestra “O Movimento Político Nacional”, do presidente do Senado, convidado especial do evento de posse. Leia mais sobre a posse: https://bit.ly/3cZaN9i

Entre as questões abordadas, Pacheco afirmou que com a aprovação do auxílio-emergencial os parlamentares trabalham agora para apresentar ao longo dos quatro meses do novo benefício, um programa social de renda mínima permanente, como se fosse uma espécie Bolsa-Família reformulado. “Precisamos de um programa que mescle assistência com estímulo ao trabalho”, disse, reforçando que o Ministério da Economia vem sendo cobrado pelos parlamentares para apresentar um pacote de socorro aos empresários.

Pacheco lembrou que em 2020 as contas públicas tiveram um déficit de R$ 746 bilhões por conta do auxílio do Pronampe e do FGI Caixa, que foram medidas tomadas em caráter excepcional diante do desconhecido que ajudaram, mas mostraram que não foram suficientes, pois ‘transcenderam os limites do governo’.  Pacheco também afirmou que a covid-19 é a grande prioridade do legislativo neste momento. “O negacionismo, que era uma tese no início da pandemia, passou a ser uma brincadeira macabra e medieval”, disse.

Com a pandemia pior, afirmou, será preciso reeditar medidas para ajudar principalmente trabalhadores e os micro e pequenos empresários, como a prorrogação de pagamento de impostos, ou a redução de jornada e suspensão de contratos de trabalho, na crença de que sejam adotadas em um curto de espaço de tempo devido à vacina. Ele também citou a rearticulação no Congresso de um projeto de sua autoria pela volta do Refis nos próximos 30 dias, para ajudar a cuidar da saúde financeira e das empresas neste momento mais crítico da pandemia.

Também lembrou do reforço aos programas de repatriação de recursos e atualização de ativos de pessoa jurídica para atualizar IR e recolher com alíquota menor para socorrer os setores produtivos. Pacheco deixou claro que, mesmo com a autonomia entre os poderes, o Senado e a Câmara dos Deputados são colaborativos com o Governo Federal em busca de soluções para a crise sanitária do país.

Ao citar a morte do senador Major Olímpio na última semana, um dos três senadores que faleceram por conta da covid-19, Pacheco disse que a dor pela perda dos colegas é a mesma dos brasileiros que perderam alguém.  Portanto, ao invocar o aspecto humano, a solidariedade, a compaixão e a empatia pelas vítimas e suas famílias, Pacheco propôs um pacto nacional com a presidência da República, deputados, senadores, o Supremo Tribunal Federal (STF), procuradores, governadores e prefeitos para discutirem juntos essa situação gravíssima. “É preciso tomar cuidados e medidas contra infecção do coronavírus, além criar um plano de ação coordenado para passarmos por isso de maneira menos pior do que estamos enfrentando até agora”, disse.

Pacheco também recebeu um ofício das mãos do deputado federal Marco Bertaiolli (PSD-SP), que solicita, entre outras medidas, a celeridade no aporte de recursos do Pronampe, e uma nova linha de crédito do BNDES para pequenos negócios, e informou que as duas entidades estão à disposição para este pacto. “Na pandemia, só temos dois caminhos a seguir: o da união nacional, ou do caos nacional. Mas sei que cada qual, responsavelmente, com amor ao Brasil, escolhermos o melhor caminho”, concluiu o presidente do Senado.

Acesse a transmissão em https://cutt.ly/DxxwfnH e https://cutt.ly/KxxwG1T. As fotos do evento podem ser baixadas em: https://cutt.ly/nxxw5St.

 

Conheça os vice-presidentes da RAs da Facesp:

RA 01 – São Paulo:     João Bico de Souza

RA 02 – Metropolitana:         Valter Moura

RA 03 – Alto do Tietê: Francisco Eudo Quintino

RA 04 – Metropolitana Oeste:          Moacyr Correa Felix Junior

RA 05 – Vale do Ribeira e Baixada Santista:           Júpter Darwin Furquim

RA 06 – Vale do Paraíba:       Wael Mamoud

RA 07 – Campinas:     Guilherme Campos Junior

RA 08 – Jundiaí:          Elizeu Pereira da Silva

RA 09 – Sorocaba:      Danilo José Franguelli

RA 10 – Vale do Paranapanema:      Vladimir Augusto Martins

RA 11 – Ribeirão Preto:         Francisco Carlos J. Pinghera

RA 12 – Bauru:           Jose Antonio Silva (Neno)

RA 13 – Araçatuba:    Maurício Pazian

RA 14 – São José do Rio Preto:         Paulo Tadeu O. Sader

RA 15 – Marília:          Adriano Luiz Martins

RA 16 – Baixa Mogiana:        José Eduardo R. Carvalho

RA 17 – Presidente Prudente:          Ricardo Anderson Ribeiro

RA 18 – São Carlos:    Jose Janone Junior

RA 19 – Franca:          João Carlos Cheade

RA 20 – Alta Noroeste:          Felipe Daniel F. Garcia

 

Vice-Presidentes Executivos da Facesp para o biênio 2021/2023:

Marco Aurélio Bertaiolli

Roberto Mateus Ordine

Adriana Maria G. Faidiga Flosi

Luiz Roberto Gonçalves

Ary de Oliveira Russo

Lincoln da Cunha P. Filho

 

Conheça os membros Conselho Consultor da Facesp:

Jorge Aversa Junior

Eliseu Braga Chagas

Antônio Carlos Parise

Vera Lúcia Alves da Rocha

Giacinto Cosimo Cataldo

Abdo Antônio Hadade

Farid Murad

Fonte: Facesp

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311