Imprensa
Federação

Rede de Associações Comerciais exige a participação das micro e pequenas empresas nas discussões sobre a Reforma Tributária

29 de outubro de 2024 às 12:03

Alfredo Cotait Neto, presidente CACB e da Facesp, e Afif Domingos, secretário de Projetos Estratégicos do Estado de São Paulo e presidente emérito da CACB | Foto: Facesp

A Rede de Associações Comerciais, legítima representante da classe empreendedora e das micro e pequenas empresas, exige que a categoria que mais gera emprego no Brasil participe das discussões sobre a regulamentação da Reforma Tributária.

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) foi surpreendida pela ausência de convite da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado para debater o texto da Reforma.

A CACB, que representa 2.300 Associações Comerciais e dois milhões de empreendedores, acompanha os debates sobre o novo regime tributário desde antes da aprovação no Congresso, em dezembro de 2023.

O sistema associativista contribuiu com o grupo de trabalho e em audiências públicas na Câmara dos Deputados, com propostas e alterações significativas no texto, como o limite para a carga tributária global. 

MOMENTO DE UNIÃO

Durante a reunião dos Conselhos Diretor e Gestor da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), realizada nesta segunda-feira (28/10), na sede da Facesp, Alfredo Cotait Neto, presidente da CACB e da Facesp, ressaltou a necessidade de união e engajamento para proteger o Simples Nacional. “É um verdadeiro absurdo a sociedade civil não se fazer presente nas discussões de um tema tão importante”, afirmou.

Cotait afirmou que o Simples Nacional é um direito constitucional, que incentiva o empreendedorismo formal, e alertou: “Se não nos unirmos agora, assistiremos à destruição de um regime que tanto beneficiou o País.”

“A Associação Comercial precisa acionar, pressionar e exigir que os senadores, o prefeito, os deputados, os vereadores, enfim, toda força política local ou regional, nos apoie na defesa do Simples, na defesa de quem gera emprego e daqueles que fazem a roda da economia girar”, ressaltou o presidente da Facesp e da CACB.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Cotait revelou ter solicitado ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e ao relator da Reforma, senador Eduardo Braga, que a CACB seja incluída na audiência pública prevista para 11 de novembro, quando a CCJ debaterá temas relacionados ao Simples.

“É inadmissível que a nossa Rede, que formulou o Estatuto da Microempresa e que participou da criação do Simples e do MEI, não seja lembrada. Como que o protagonista deste processo, que é o micro e pequeno empreendedor, é excluído?”, questionou Cotait.

Para embasar a defesa do Simples, a Facesp realizará um estudo comparativo entre o tratamento dado às micro e pequenas empresas no Brasil e em outros países parceiros comerciais, destacando as desigualdades que prejudicam a competitividade das empresas brasileiras no mercado global.

AFIF DOMINGOS

Convidado especial da reunião da Facesp, Guilherme Afif Domingos, secretário de Projetos Estratégicos do Estado de São Paulo e presidente emérito da CACB, afirmou que são nestes momentos, “quando há a tentativa de destruir o que a classe empreendedora conquistou, que o sistema de Associações Comerciais precisa mostrar a sua força”.

“Nosso trabalho de mobilização é uma representação autentica das forças da sociedade em cada município. As Associações já são fortes quando atuam desconectadamente, contudo, quando nos juntamos em torno de uma pauta e agimos de forma conectada, como se faz necessário agora com a defesa do Simples e como ocorreu em tantos outros momentos que resultaram em vitórias importantes em prol da classe empreendedora, nos tornamos a maior rede de influência da sociedade civil”, ponderou Afif.

Foto: Facesp

*Informações Facesp

Leia também
CMEC faz visita ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco

Últimas Notícias

Gastos do governo expostos aos cidadãos em tempo real Gastos do governo expostos aos cidadãos em tempo real
GASTO BRASIL 23 de abril de 2025 às 17:11

Gastos do governo expostos aos cidadãos em tempo real

CMEC-DF ganha destaque em coluna do Correio Braziliense CMEC-DF ganha destaque em coluna do Correio Braziliense
Na mídia 23 de abril de 2025 às 10:24

CMEC-DF ganha destaque em coluna do Correio Braziliense

Gasto Brasil, ferramenta de medição de gastos públicos será lançada nesta quarta (23) Gasto Brasil, ferramenta de medição de gastos públicos será lançada nesta quarta (23)
AVISO DE PAUTA 22 de abril de 2025 às 11:12

Gasto Brasil, ferramenta de medição de gastos públicos será lançada nesta quarta (23)

Gasto Brasil vem ganhando espaço no noticiário antes mesmo do lançamento oficial Gasto Brasil vem ganhando espaço no noticiário antes mesmo do lançamento oficial
NA MÍDIA 22 de abril de 2025 às 10:00

Gasto Brasil vem ganhando espaço no noticiário antes mesmo do lançamento oficial

CMEC amplia presença no DF com novos colegiados no Sudoeste e Setor de Clubes Sul e Norte CMEC amplia presença no DF com novos colegiados no Sudoeste e Setor de Clubes Sul e Norte
Empreendedorismo feminino 17 de abril de 2025 às 17:03

CMEC amplia presença no DF com novos colegiados no Sudoeste e Setor de Clubes Sul e Norte

Alta de preços freia vendas de Páscoa, aponta pesquisa Alta de preços freia vendas de Páscoa, aponta pesquisa
Feriado 17 de abril de 2025 às 16:38

Alta de preços freia vendas de Páscoa, aponta pesquisa

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro.

Todos serviços

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel