A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) completou 60 anos de trabalho em prol do fortalecimento do sistema associativista e de apoio às micro e pequenas empresas (MPEs).
Comemorado em 16 de setembro, o aniversário da Federação marca um momento de fidelização, união e de protagonismo da Rede de Associações Comerciais.
“A Facesp tem cumprido o papel de unir a rede”, destaca o presidente da CACB e da Facesp, Alfredo Cotait Neto. “Por meio de programas, como o mais importante dos últimos tempos, o PFFOR, passamos a projetar a Facesp e as Associações Comerciais a uma oportunidade única de crescimento, união e de protagonismo no cenário nacional”, ressaltou.
Cotait afirma que “além de unidas, as 420 Associações Comerciais, que formam a Facesp, caminham para estarem fidelizadas”. “Prova deste momento único, histórico e extremamente importante é que o nosso Plano de Fortalecimento, que antes era PFOR, com apenas um ‘F’, teve um segundo ‘F’ agregado. Uma letra que representa a fidelização do sistema. Agora, temos o Plano de Fidelização e Fortalecimento (PFFOR) da Rede Facesp”, destacou.
Legítima representante da classe empreendedora e das micro e pequenas empresas (MPEs), o protagonismo nacional é resultado da força dos mais de 300 mil associados.
Esta força tão representativa resultou em importantes conquistas, como a mais recente delas, a manutenção do Simples Nacional na Reforma Tributária.
E há muitas outras: a própria criação do regime do Simples Nacional; o Micro Empreendedor Individual (MEI); o SCPC; o movimento de Olho no Imposto; o Programa Empreender; o Cadastro Positivo; a Lei da Liberdade de Empreender; o Pronampe; a autonomia do Banco Central; as Reformas Trabalhista e Tributária; as ações de fomento ao empreendedorismo feminino; a atualização da Lei do Jovem Aprendiz; entre muitas outras.
“Eu tenho muita honra de presidir esta entidade e agradeço a todos que integram a Facesp. Dos vice-presidentes, aos presidentes, executivos e colaboradores das ACs espalhadas por todo o Estado. Meu muito obrigado!”, frisou Cotait, que também preside a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB). “Vamos continuar unidos porque temos um futuro promissor”.
Homenagens
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, ressalta que a Facesp “sempre lutou pela livre iniciativa e em defesa do empreendedorismo”. “Parabéns ao trabalho da Rede de Associações Comerciais em prol do empreendedor, do empresariado, e em prol daqueles que geram empregos e oportunidades. As portas do Governo do Estado de São Paulo estão abertas para a Facesp e para todas as Associações Comerciais”, disse.
“A Facesp está na vanguarda do pensamento empresarial brasileiro, incentivando e promovendo movimentos importantes para o comércio, a indústria, os serviços e a toda a cadeia produtiva do nosso País”, ponderou o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. “O DNA da Facesp é o DNA do estado de São Paulo e do Brasil. Compromisso com o trabalho e com o empreendedorismo”, finalizou Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
“Convivo neste sistema há 40 anos e foi a Facesp quem me fez conhecer o Interior de São Paulo. Presto minhas homenagens a todos que compõe esta rede”, disse o secretário especial de Projetos Estratégicos de São Paulo, Guilherme Afif Domingos.
O vice-presidente da Facesp e deputado federal, Marco Bertaiolli, frisou que a Rede Facesp tem no apoio aos associados “sua grande missão”. “A Facesp e as Associações Comerciais existem para ajudar as micro e pequenas empresas, que dependem do nosso trabalho para alanvancar os negócios”, avaliou.
“Sinto-me muito orgulhosa em estar à frente do CMEC Facesp e afirmar que, hoje, o empreendedorismo feminino passou a ser uma grande bandeira do nosso sistema”, afirmou a presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da Facesp, Ana Claudia Badra Cotait.
Fonte: Facesp